Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Comece a planejar o seu futuro financeiro a partir de hoje

A- A+

Para muitos jovens que iniciam no mercado de trabalho, os primeiros anos são de instabilidade, especialmente no orçamento pessoal. O resultado é que o planejamento do futuro financeiro fica para depois – e nem sempre chega.

Mesmo que a renda esteja longe daquela que você imaginava e deseja contar, é possível organizar as contas e pensar no que os próximos anos podem reservar. A chave do sucesso passa pela educação financeira.

Jovem economizando para o seu futuro financeiro.

Planejamento é a palavra de ordem para quem deseja construir um futuro tranquilo. Foto: iStock, Getty Images

Futuro financeiro com organização

Para quem quer planejar as finanças, a dica dos especialistas é sempre a mesma: é preciso saber exatamente o quanto você gasta por mês e como. Apesar de básico, esse passo também costuma representar um problema.

A maior dificuldade é manter o controle constante e, mês após mês, seguir anotando todas as despesas.

A dica do educador financeiro Pedro Braggio, especialista em consultoria financeira familiar, é guardar os comprovantes do cartão de débito. “Depois de saber exatamente o quanto gasta, a pessoa conseguirá visualizar o que pode economizar”, explica.

Outro ponto fundamental é definir metas. De olho em um objetivo, o foco em economizar aumenta. Pode ser uma viagem para o exterior, um curso de especialização ou até mesmo a compra de um carro. O importante é definir quanto você precisa poupar e quanto tempo tem para isso.

Realização após realização, você constrói o seu futuro financeiro e ganha mais qualidade de vida. Ao mesmo tempo, consegue juntar uma reserva financeira que permita mais segurança.

Invista no futuro financeiro desde cedo

Para Braggio, não basta economizar: também é preciso investir. Segundo ele, o ideal é aplicar em fundos de renda fixa e variável, especialmente para os mais jovens. Conforme a idade passa, a aceitação ao risco diminui e apostar em opções com maior retorno fica difícil.

A dica é ver o investimento como uma meta, que precisa de um estratégia definida: tempo de aplicação, rendimento esperado, possibilidades de perda e mudanças de acordo com as variações do mercado. Tudo precisa ser levado em conta.

Pode parecer cedo para começar, mas esse planejamento também ajuda você a chegar até a aposentadoria com mais tranquilidade. Outra opção é buscar um modelo de previdência privada, um complemento ao dinheiro recebido do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para simular a vantagem do investimento na previdência privada, o educador financeiro dá um exemplo: um jovem que aos 20 anos começa investir R$ 100 mensais, quando chegar aos 60 anos. terá um valor bruto de R$ 281.967.

Você vai se interessar por:

Planeje um futuro mais tranquilo com a reeducação financeira

Teste: Qual o seu perfil quando se trata de planejamento financeiro?

Vida tranquila aos 40 anos depende de planejamento

Mais segurança para seu bolso

Você sabia que existe um serviço que oferece o pagamento total ou parcial de sua conta de celular em caso de perda de renda mensal? O Vivo Conta Garantida pode ser contratado por trabalhadores com vínculo empregatício e autônomos que, além de garantir seus pagamentos, ainda concorrem a prêmios em dinheiro.

> Vivo Conta Garantida: Assegure 3 meses de conta paga de celular em caso de desemprego

Gostou das dicas para planejar o seu futuro financeiro? Compartilhe!

vale a pena comprar no crediario
exemplos de produtos supérfluos
inteligência financeira para vencer na vida
como mudar de vida
almoço por quilo
Queda do consumo das famílias brasileiras