Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Começar um negócio na internet é saída para ganhar dinheiro na crise

A- A+

Mesmo quem tem uma situação financeira privilegiada é, de uma forma ou outra, afetado pela crise no Brasil. Os investidores têm receio de investir na sua empresa, os clientes estão com o seu poder de compra diminuído e você, com menos capital, precisa enxugar a folha salarial. Diante desse cenário, começar um negócio na internet pode ser uma alternativa promissora.

Vai começar um negócio na internet

Segurança e boa navegabilidade são características essenciais de uma loja virtual. Foto: iStock, Getty Images

Segundo levantamento da Loja Integrada, uma das maiores plataformas de e-commerce da América Latina, 55 mil brasileiros abriram uma loja virtual nos primeiros seis meses do ano passado. Para o diretor da franquia, Adriano Caetano, o cenário econômico foi um dos fatores que contribuiu para esse dado.

“Os brasileiros estão em busca de maneiras para aumentar a renda e abrir seu próprio negócio na internet é um investimento barato, que pode ser feito em paralelo com um emprego formal”, completa o especialista.

Mais do que isso, em períodos de crise, o consumidor busca nas lojas virtuais uma alternativa de preço ou até mesmo para evitar sair de casa e acabar tendo outros gastos. Na internet, ele encontra também produtos artesanais e originais dos pequenos e médios. Promissor para um negócio, não é mesmo?

Como começar um negócio na internet

Se o panorama é favorável, o mais difícil talvez seja saber como começar um negócio na internet. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dois pontos são fundamentais para esse pontapé inicial: funcionalidade do site e infraestrutura da loja. Saiba mais sobre eles:

Desenvolvimento do site

Em um negócio na internet, o site representa tudo, Por isso, ele precisa reunir uma série de elementos para atrair ao máximo os clientes.

São cuidados básicos: ter uma boa navegabilidade, para que o usuário tenha facilidade em achar o que procura, e um bom layout, para que ele se sinta confortável com o que está vendo e tenha vontade de permanecer ali.

A funcionalidade do site também é fundamental. A página da loja virtual deve permitir o cálculo automático de fretes, cadastro dos produtos e preços e facilitar ao cliente realizar o pagamento da sua compra.

Segurança é outro ponto que merece sua total atenção. Deve-se tomar o máximo de cuidado para que o serviço de hospedagem em um endereço da loja virtual ofereça alta disponibilidade e proteção, para que o sistema permaneça estável e a possibilidade de ataques ao portal seja dificultada ao máximo.

Infraestrutura da loja

Apesar de negócios na internet não possuírem, na maioria das vezes, um local de vendas físico, as lojas virtuais necessitam de um ponto de distribuição e armazenagem dos produtos. O ideal é que o seu e-commerce esteja baseado em uma área empresarial – os distritos industriais das cidades são boas indicações.

Na definição da localização de seu empreendimento, você também deverá entender que um dos pontos principais desse tipo de negócio é facilidade de rápidos deslocamentos, tanto para atendimento na cidade de sua instalação, quanto na região atendida pela sua empresa.

O Sebrae recomenda que o órgão específico da Prefeitura Municipal também seja consultado para verificar a possibilidade de instalar esse tipo de empresa na localidade escolhida. Essa última medida é necessária com o intuito de não comprometer o Plano Diretor Urbano (PDU), no qual é definido que tipo de negócio pode ou não ser instalado em determinadas regiões.

Interação e criatividade também são essenciais

Para finalizar, começar um negócio na internet também exige interação com o público e uma boa dose de criatividade. Por isso, quem busca um nicho de mercado para abrir sua própria loja virtual, Caetano dá duas dicas: “Busque produtos originais e invista nas redes sociais. Elas são a melhor maneira de entrar em contato com o cliente e a forma mais barata da marketing”, finaliza.

Você vai se interessar por:

 

Gostou das dicas para começar um negócio na internet? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria