Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Combata o exagero e conquiste uma vida equilibrada

A- A+

Mania, impulsividade, compulsão, transtorno obsessivo-compulsivo, entre várias outras nomenclaturas, se dão a partir de um mesmo problema: o exagero em diversos aspectos da vida. Quando a pessoa perde o controle, fica ansiosa para que tudo esteja perfeito. Porém, se não consegue relaxar sem comer, trabalhar ou gastar demais, é necessário cuidado.

Milhares de pessoas sofrem com as consequências do exagero. Entre os principais tipos de comportamento compulsivo, estão os problemas relacionados à alimentação, ao sexo, ao consumo e ao trabalho. O transtorno obsessivo-compulsivo, famoso TOC, passa a se manifestar quando a pessoa exagera nas práticas cotidianas.

Veja como combater os excessos e ser mais feliz.

Exagero ao comprar calçados

Gastos descontrolados em itens como calçados levam ao endividamento. Foto: Shutterstock

Exagero é uma forma de compulsão

Alimentação

O exagero na comida constitui uma compulsão alimentar. De acordo com dados da Associação Americana de Psiquiatria, 2% a 4% da população mundial sofre desse problema. Entre os obesos, três em cada quatro apresenta o distúrbio.

O tratamento é realizado com reeducação alimentar, exercícios físicos e terapia comportamental. Antidepressivos e indutores de saciedade podem ser receitados em casos mais sérios.

Sexo

Diversos famosos, como Michael Douglas e Tiger Woods, já alegaram ter compulsão por sexo, e isso não serve como status. Ela é considerada uma patologia séria, que requer tratamento psiquiátrico e medicamentoso. Remédios para inibir o desejo sexual podem ser recomendados.

Compras

Segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), milhares de pessoas se endividam anualmente para adquirir roupas, calçados e eletrônicos. Esse tipo de compulsão reflete o exagero com gastos que, muitas vezes, são desnecessários.

De acordo com psicólogos, o lado emocional está muito relacionado ao comportamento consumista, por isso é necessário trabalhar questões internas de cada pessoa para concluir se as compras são úteis ou apenas necessidades ilusórias.

Trabalho

Você já ouviu a expressão workaholic? Ela quer dizer “viciado em trabalho” e corresponde às pessoas que exageram no ambiente profissional. Estressadas, elas se preocupam apenas em trabalhar, fazendo da profissão seu sentido de viver.

No mundo todo, existem grupos de apoio para essa compulsão, que também pode ser tratada com psicoterapia e medicamentos.

Leia a continuação sobre o exagero e a conquista de uma vida equilibrada em Vivo Mais Saudável, onde você também encontra muitas outras dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Confira também

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica
vale a pena comprar celular muito barato
dicas para comprar uma boa esteira