Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Comanda de bar perdida: o que fazer para evitar prejuízo na balada

A- A+

Atualmente, como medida de segurança e de conforto, muitos bares e baladas trabalham sob o regime de comanda. A comanda de bar é entregue quando o cliente chega na festa e, a partir daí, ele registra todos seus pedidos no cartão, que pode ser de papel ou plástico, com código de barras, e em casos mais modernos, a própria digital do cliente.

Para ter a saída liberada, o cliente deve pagar a comanda de bar nos caixas. Em muitas situações, por motivos de embriaguez, furto ou mesmo descuido, o cliente pode perder a comanda e ficar sujeito a cobranças de multas que pode chegar a R$ 500 ou mais, a depender da balada.

Cuidados com a comanda de bar

Em alguns estabelecimentos, a comanda de bar é uma mera formalidade que apenas facilita a vida do cliente e dos caixas. Se o casa noturna, boate, bar ou balada for automatizada, o próprio número da comanda serve para registro do pagamento da conta. Uma dica então é decorar ou anotar esse número, no próprio celular, por exemplo.

seudinheiro-comanda-de-bar

Cuidados com a comanda são importante para evitar perda. Foto: iStock, by Getty Images

Guardar a comanda em lugar seguro é outra precaução que o cliente deve tomar. Evite deixá-la em bolsos de onde ela pode cair ou alguém pode pegá-la. Para as mulheres, o melhor é evitar soltá-la em grandes bolsas. Procure bolsos menores e lugares com zíper para evitar que ela possa ser furtada.

Em caso do cliente perceber que perdeu a comanda de bar antes de ir embora, o primeiro procedimento que ele deve fazer é se dirigir a um caixa e comunicar a perda, solicitando o cancelamento. Isso vai evitar que alguém consuma com a sua comanda.

Você vai se interessar por:
Descubra as 5 melhores baladas da Europa
Saiba como conseguir o melhor desconto no happy hour
Confira dicas de 8 destinos para amantes de cerveja

Uma vez que a comanda esteja cancelada, o cliente, com o número dela em mãos, pode pagar o que está ali registrado e solicitar um novo cartão.

Caso o estabelecimento não tenha um sistema automatizado e utilize a velha comanda de papel, entram em vigor então os direitos do consumidor.

Comanda de bar: direitos do consumidor

Não existe nenhuma legislação que regule a cobrança de multa em caso de perda da comanda de bar. Essa cobrança é considerada abusiva e ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor. É obrigação do estabelecimento vender fichas no caixa ou ter um sistema eletrônico de controle sobre as vendas de bebidas e comidas.

No caso do estabelecimento não ter controle sobre o que foi vendido, ele não tem direito a explorar o cliente, uma vez que o ônus da prova é sempre do comerciante e prestador de serviços.

Em caso de perda da comanda de bar seguido de intimidação e constrangimento, o primeiro passo que o cliente deve tomar é ligar para a polícia alegando constrangimento ilegal, ameaça e cárcere privado, de acordo com o Código Penal.

Para evitar tumultos, o cliente pode pagar a multa e exigir uma nota fiscal com o valor pago. Em seguida, ele deve ir à delegacia mais próxima registrar um boletim de ocorrência. Ir acompanhado de testemunhas pode ajudar. Em seguida, o cliente lesado deve entrar na justiça com um processo de danos morais para recuperar o dinheiro da multa.

Gostou das dicas para comanda de bar? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria