Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Com o nome no Serasa? Veja como reduzir o estresse

A- A+

As contas saíram do controle e seu nome foi parar no SPC ou Serasa. É difícil manter a calma quando as finanças não estão organizadas e imprevistos fizeram com que seus dados fossem para a lista de endividados. Antes de começar a planejar a forma de tirar o nome do cadastro de instituições de proteção ao crédito e organizar a economia pessoal e familiar é preciso tomar algumas atitudes que podem não ter a ver com dinheiro, mas são essenciais.

Reduzir o estresse antes de fazer planos para sair do Serasa é a melhor maneira de construir bons projetos para entrar num caminho financeiro positivo. Muitas vezes, o estresse de ter o nome incluído na lista de endividados por fazer com que as pessoas tomem decisões que podem prejudicar ainda mais as finanças e sua própria saúde e acarretar em novas e mais difíceis dívidas.

serasa

Organizar as finanças tranquilamente, sem estresse é essencial. Foto: iStock, by Getty Images

Veja como manter a calma ao entrar no Serasa

Respire

Segundo uma pesquisa feita pelo Imperial College de Londres e pela Universidade de Loughborough, no Reino Unido, a respiração pode tanto revelar seu nível de estresse quanto acalmá-lo. Quem respira com mais intesidade tende a estar mais estressado. Portanto, se você se sentir ofegante ou com aquele aperto no peito em razão de ter parado no Serasa ou no SPC, inale muito lentamente o ar e preste atenção na sua barriga. Ela deve parecer um balão enchendo de ar.

Os pesquisadores da Academia de Enfermagem Coreana constataram que quem respira fundo e de forma lenta em momentos de estresse consegue resolver melhor os problemas que está enfrentando.

Não exclua os momentos de lazer

É comum que quem esteja passando por um problema financeiro e esteja com o nome no SPC ou no Serasa corte todos os momentos de lazer da rotina. De fato, alguns programas podem ser caros e cortá-los do orçamento durante um tempo pode organizar a vida econômica da família. Mas não ter mais momentos de lazer pode aumentar a pressão e o estresse e trazer consequências ruins para a saúde do endividado. Coloque no dia a dia momentos de lazer mais baratos, como ir ao parque ou a uma praça perto de casa ou do trabalho.

Exercite-se

A academia está cara e você cortou do orçamento até sair do SPC e Serasa? Isso não é desculpa para parar de fazer exercícios físicos. Correr ao ar livre, usar a academia do condomínio, caminhar no parque ou jogar futebol na quadra pública são formas econômicas de continuar mantendo a cabeça e o corpo saudáveis, reduzir o estresse e pensar de forma mais leve na forma de resolver os problemas.

Recorra a amigos e familiares

Dizem que duas cabeças pensam melhor do que uma só. Isso serve também para resolver os problemas financeiros. Contar com o ombro amigo dos familiares e dos amigos pode ser uma boa forma de encontrar outras ideias para limpar o nome do Serasa e do SPC que, sozinho, você não teve.

Organize as finanças pensando no futuro

De nada adianta você encontrar uma maneira de tirar seu nome da lista do Serasa e do SPC que vá gerar um alívio financeiro momentâneo apenas. É preciso planejar uma forma de organizar as finanças que tenha reflexo positivo no seu futuro econômico e da sua família. Por isso, para reduzir o estresse desse momento, pense nas consequências de cada uma das propostas para resolver o problema e tome a melhor decisão com calma e tranquilidade.

Mantenha-se organizado com suas finanças. Foto: iStock, by Getty Images

Mantenha-se organizado com suas finanças. Foto: iStock, by Getty Images

Conheça os três passos para sair do Serasa

Métodos ilegais para sair do Serasa existem aos montes pela internet. Nenhum deles efetivo. Há apenas três formas, todas legais, de sair dessa lista.

  1. Pagar ou renegociar a dívida: Segundo o Código de Defesa do Consumidor, depois de pagar o que deve, a empresa que inseriu o nome do cliente na lista do Serasa ou do SPC tem cinco dias para excluir os dados. Se puder, tente renegociar a dívida, parcelando seus débitos. A partir do pagamento da primeira parcela, seu nome já é retirado da lista de endividados.
  1. Prescrição do tempo ou do título: Depois de cinco anos, a Justiça pode determinar que o nome de um endividado saia da lista. No entanto, a dívida permanece com a empresa. Além disso, documentos como cheques e títulos de créditos têm prazo de validade e depois desse tempo prescrevem.
  1. Recorrer à Justiça: Em diferentes ocasiões, o cliente pode recorrer a Justiça para rever a dívida e seus juros e multas, incluindo a inserção do seu nome na lista do Serasa e do SPC.

Monitore o seu CPF

Um recurso oferecido pela Vivo em parceria com a Serasa Experian envolve monitoramento e alertas relacionados a movimentações do seu CPF. O  serviço inovador que permite que você receba notificações via SMS sempre que:

  • Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Tem outra dica para manter a calma em caso de dívidas? Conte nos comentários!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças