Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Com fim do sinal analógico, é preciso pensar em um conversor digital

A- A+

A TV digital avança pelo Brasil, levando mais qualidade de som e imagem, sem ruídos, e distorções, mesmo em emissoras abertas. Nos próximos meses, mais cidades terão o sinal analógico desligado, aderindo exclusivamente à nova tecnologia. Se você ainda possui um aparelho antigo, é preciso se planejar para não ficar sem acesso à programação televisiva.

O novo sinal continua aberto e gratuito, mas não funcionará em televisores que não possuem um conversor integrado. Mas não é preciso se desfazer do eletrodoméstico: a compra de um aparelho que torna o aparelho compatível com a tecnologia digital resolve o problema.

Assistindo sinal analógico

Modelos mais modernos de televisores já possuem o conversor digital integrado. Foto: iStock, Getty Images

Sinal analógico perto do fim

Até outubro do ano que vem, 349 municípios em oito estados terão o sinal analógico desligado e receberão somente a transmissão digital. O projeto é que, até 2018, isso ocorra em todo o Brasil.

Ainda em 2016, Brasília e outras cidades do entorno do Distrito Federal já farão a transição de sinais. No decorrer de 2017 será a vez de todas as capitais da Região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória), além de Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza.

A relação de todos os municípios que terão o sinal analógico de televisão desligado no próximo ano, totalizando 349 cidades, pode ser conferida no site do Ministério das Comunicações (MC). Entre 23 de março e 25 de outubro de 2017, essas cidades, conforme a data prevista no calendário, passarão a receber somente o sinal digital.

Faltando um ano para a data do desligamento, os televisores que utilizam o sinal analógico começam a receber avisos na tela sobre a transição, se tornando mais frequentes à medida que a data se aproxima. Em breve, o MC publicará as cidades e respectivas datas que terão o sinal analógico desligado em 2018.

Como receber o sinal digital

Se a sua TV não for compatível com o sinal digital, você tem duas opções: comprar um conversor digital ou trocar de televisão.

Para as famílias participantes do Bolsa Família, os conversores de sinal serão distribuídos gratuitamente. Mas se você não é um beneficiário do programa, a dica é ir ao mercado, pesquisando preços e condições de pagamento.

Conversor digital para sinal analógicoNo Vivo Compras, você encontra diversas opções, com preços a partir de R$ 132,56, como é o caso do modelo da marca Aquario.

Antes de comprar o seu, contudo, é importante saber que qualquer tipo de TV pode receber o sinal digital, mas é preciso fazer a adaptação adequada. Para os aparelhos de tubo, há necessidade de um conversor que é conectado na TV e uma antena, que pode ser interna ou externa.

Essa antena precisa ser do modelo UHF para que seja possível sintonizar os canais digitais. Já o modelo instalado no interior da sua residência só deve funcionar se ela for localizada próxima do ponto de transmissão das emissoras.

Será que sua TV precisa de conversor?

Quem tem os televisores mais modernos, de LED, LCD ou plasma, precisa verificar se o aparelho possui o selo DTV, que indica que já é digital. Caso contrário, teste uma busca pelos canais. Se não localizar nenhum canal digital, é porque ainda é um modelo apenas com sinal analógico, necessitando também de um conversor digital.

Para quem comprar uma televisão nova, é importante verificar se o modelo já possui o conversor digital. Atualmente, só podem ser vendidos aparelhos que possuem o conversor integrado, mas é bom ficar atento. Para não errar, o Vivo Compras é também a dica, onde você encontra televisores dos mais diferentes tamanhos, valores e recursos extras.

Você vai se interessar por:

Vivo Compras aproxima você do sinal digital

Se você precisa de um novo televisor ou de um conversor digital, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras é o canal perfeito para isso, pois traz produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple