Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Com cuidados, leilões online são oportunidade para economizar

A- A+

Quer conhecer uma forma de adquirir um produto que deseja muito e pagar um valor abaixo do praticado no mercado? Os leilões online podem ser a oportunidade ideal para você fazer isso com segurança, desde que adotando cuidados.

Conheça os tipos de mercadorias disponíveis nessa modalidade e confira dicas para fazer um bom negócio para o seu bolso.

O que comprar em leilões online

Existem diversos tipos de mercadorias que podem ser colocadas à venda por meio de leilões online. É possível encontrar imóveis, por exemplo, geralmente adquiridos após financiamentos por meio de alienação fiduciária de bancos.

Essa modalidade também negocia máquinas agrícolas, motos, automóveis, joias, obras de arte, peças de vestuário, cavalos, passagens aéreas, entre outros itens.

Existem empresas especializadas em fazer leilões específicos por área.

Modalidade online de leilão exige cadastro para acompanhar e dar lances. Foto: iStock, Getty Images

Para participar dos leilões online, é preciso fazer um cadastro, seja como pessoa física ou jurídica. Os sistemas costumam apresentar opções de telas com o lance mínimo, o lance da pessoa e, quando for o caso, a opção “estou vencendo”, com atualizações periódicas. Terminado o leilão, é preciso cumprir o acertado, sob pena de multa.

A Receita Federal é um exemplo de organizadora de leilões online, que oferta diversos tipos de mercadorias, materiais apreendidos ou abandonados em alfândegas e que não foram destinados à destruição.

Existem empresas especializadas em fazer tanto leilões específicos por área, como leilões de cavalos, por exemplo, além de outras que trabalham com mais de uma atividade ao mesmo tempo.

De acordo com Ronaldo Milan, leiloeiro oficial da Milan Express, que opera diversos tipos de leilões online, a modalidade gera facilidade tanto para o leiloeiro quanto para quem faz os lances e arremates. “É possível aumentar o universo pela plataforma online, podendo inclusive leiloar de forma simultânea”, afirma.

As formas de utilização da plataforma são bastante variadas e é possível obter descontos significativos, afirma o leiloeiro. “Os casos de leilões de cavalos, em que eram preparadas grandes festas, agora podem ter custos bastante reduzidos e repassados. É um diferencial do leilão online”, alega Milan.

Entre as aplicações, ele cita ainda a possibilidade de encontrar peças fora de linha e excedentes de estoques por preços bem menores que os de mercado. “Também há leilões de tratores e linha agrícola, não apenas carros e motos”, explica.

Você vai se interessar por:

Leilão de imóveis pode esconder armadilhas ao comprador

Penhor tem uma das menores taxas de juros do mercado

Vale a pena comprar carros com dívidas para assumir?

Regras de leilões online e presenciais

Milan alerta que é preciso ter certeza ao dar lances para passagens aéreas e quartos de hotéis, por exemplo, situações em que as datas estão definidas e não será possível mudar nem endossar a passagem. Da mesma forma ocorre com os imóveis, já que é preciso consultar a situação jurídica.

Todos os produtos ofertados em leilões online ou presencias são negociados no estado e condições em que se encontram. Depois de adquiridos, não são reembolsáveis, de acordo com o Decreto Federal 21.981, alterado pelo Decreto Lei 22.427, que regulam a profissão de Leiloeiro Oficial.

É importante lembrar que, mesmo que se tratem de leilões online, você não só pode como deve inspecionar previamente as mercadorias, e, dependendo do caso, enviar um especialista de sua confiança para verificar o produto. Mesmo que os sites disponibilizem informações sobre o que vendem, a responsabilidade é do comprador.

Descontos em cupons

Para quem gosta de pagar barato, sempre é bom conhecer métodos para economizar na hora de comprar. A Vivo oferece um serviço de cupons de desconto, com redução nos preços de produtos de diversas empresas. Para ter acesso ao Vivo Descontos, é só fazer o cadastro no site e esperar pelo código de confirmação, enviado por SMS.

Feito isso, as ofertas estarão disponíveis, de forma gratuita, durante uma semana. Após esse período, basta pagar uma taxa de R$2,99 por semana e seguir tendo acesso a todas as promoções disponíveis no site.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas sobre leilões online? Deixe um comentário.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular