Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Colocar papel de parede é opção econômica de decoração

A- A+

Na hora de dar uma nova cara ao lar, colocar papel de parede se torna uma alternativa comum. Mas para escolher o produto certo e ter certeza que o investimento será válido, é importante levar alguns detalhes em consideração.

O papel de parede é uma opção que pode sair mais em conta do que comprar móveis ou peças de decoração mais caras. Além disso, é prático e bastante versátil, podendo ser encontrado em uma infinidade de cores e padronagens.

Casal vai colocar papel de parede

Variedade de estilos permite escolher o modelo que mais combina com a sua casa. Foto: iStock, Getty Images

Por que colocar papel de parede

Colocar papel de parede não precisa ser uma dor de cabeça, no entanto, exige cuidados e conhecimentos para que o visual não fique comprometido. Em primeiro lugar, é preciso encontrar o estilo que mais combina com a sua casa.

Certifique-se que a escolha é de um material de qualidade, oferecendo uma durabilidade maior e, assim, evitando gastos extras em um futuro próximo.

Se bem cuidado, um papel de parede pode durar mais de dez anos, devendo ter cuidados, especialmente, quanto a limpeza. Os papéis de fibras naturais, por exemplo, são mais delicados e, por isso, não devem ser molhados. A limpeza deve ser feita com aspirador de pó (evitando batê-lo contra a parede) e espanador. Já os tipos em vinílico podem ser limpos com um pano úmido.

A variedade de cores, estampas e estilos é enorme. Indo do vintage ao futurista, é possível encontrar uma vasta gama de opções, tanto em lojas de departamento quanto especializadas. Para quem não quer gastar muito, uma opção bacana é optar pelo acessório em apenas uma parede, mantendo as demais lisas.

Outra vantagem de colocar papel de parede está na economia de tempo, uma vez que o processo é bem mais rápido do que uma pintura, por exemplo.

Ele pode ser colocado em qualquer ambiente, desde que não seja uma área molhada e que a superfície de aplicação seja apropriada. A parede deverá ser lisa, sem rachaduras ou qualquer tipo de imperfeição.

Caso optar por mudar a decoração da casa, é possível retirar o papel de parede utilizando água ou removedores específicos. Esse processo deve ser feito de maneira cuidadosa para não danificar a parede.

Lembre-se de harmonizar o ambiente

A proposta de colocar papel de parede é bastante válida, especialmente porque gera economia quando comparada a uma pintura ou à compra de novos objetos de decoração. No entanto, se esse é o objetivo, lembre-se que é importante escolher um estilo que já combine com seus móveis.

Assim, você deixa a sua casa de cara nova, sem ter gastos extras com novos itens. Além disso, para não enjoar rapidamente do tipo escolhido e para ter sucesso na harmonização, opte por opções mais sóbrias e delicadas.

Existem empresas especializadas na colocação do papel de parede, mas se você não quer arcar com esse custo extra, tenha atenção aos procedimentos de colocação (preparo da parede, aplicação e secagem).

Na internet, você encontra diversos tutoriais explicando e dando dicas bacanas sobre o processo. Paciência e atenção aos detalhes são fundamentais para ter sucesso na aplicação.

Você vai se interessar por:

Assistência para sua casa

Para se proteger de qualquer emergência em sua casa, é importante contar com o serviço Vivo Assistência Casa e Auto. Com ele, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro em emergências na sua casa

Você está pensando em colocar papel de parede em sua casa? Qual estilo você acha que combina mais com o seu lar? Comente e compartilhe o artigo!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro