Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Coleta seletiva pode gerar renda e melhorar o condomínio

A- A+

Além de ajudar a preservar o meio ambiente, a coleta seletiva pode representar uma boa alternativa de renda para os condomínios brasileiros. Segundo estimativa feita pelo Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente, é possível arrecadar cerca de R$ 180,00 com a venda de 1,8 tonelada de lixo (entre metal, papel, plástico e vidro) em um residencial com 60 apartamentos.

Organize a coleta seletiva do seu condomínio

Apesar de alguns condomínios já usarem a coleta seletiva, ainda existem residenciais que não fazem a separação do lixo. Para que ela funcione, primeiramente, é necessário organização. O ideal é que os moradores formem uma comissão para que as decisões não fiquem somente com o síndico.

A próxima etapa é começar a separar o lixos. Os resíduos secos, como papel, plástico, metal e vidro devem ser depositados nas lixeiras que correspondem às suas cores: azul, vermelho amarelo e verde, respectivamente. Já os resíduos orgânicos devem ser colocados em sacos separados ou depositados em uma composteira.

Ainda existem residenciais que não fazem a separação do lixo.

O local de armazenamento deve ser limpo e permitir a adequada separação do lixo. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, o GEA recomenda lavar materiais como, garrafas PET, caixas de leite e latas de molho de tomate. A medida busca evitar o acúmulo de sujeira e o mau cheiro nos resíduos. É recomendável também separar o óleo de cozinha usado em garrafas para o descarte. O instituto disponibiliza em seu site um manual para organizar a coleta.

Depois de separado, o material coletado deve receber a destinação correta, sendo entregue a ONGs ou vendido para cooperativas que realizam o processo de reciclagem do lixo.

No caso de venda do material coletado para cooperativas especializadas, é recomendada a separação por tipos de papel (branco, papelão, jornal) e plástico (garrafas PET, canos, sacolas), uma vez que cada um deles possui utilidades e aproveitamentos diferentes na cadeia de reciclagem. As latas devem ser amassadas.

Você vai se interessar por:

Reciclagem de eletrônicos faz bem ao meio ambiente e à economia

Você sabe o que é reciclagem? Ajude a salvar o planeta

Não sabe o que fazer com a velha TV de tubo? Veja ideias

Como implementar a coleta seletiva

Para você realizar a coleta seletiva de maneira correta e segura, a Associação Brasileira dos Condomínios (Abracond) aponta três importantes questões a serem observadas antes de instalar as lixeiras coloridas. Confira:

Local de armazenamento

É necessário que o ambiente esteja sempre limpo e fechado para evitar o mau cheiro e a entrada de animais que possam contribuir para o surgimento e proliferação de doenças. Uma solução usada por alguns prédios é o uso de contêineres de plástico, um equipamento mais fácil de gerir.

Cuidado com papéis e plásticos

É preciso tomar muito cuidado com papéis e plásticos, pois são materiais de alta combustão e que podem causar incêndios. Por conta disso, as seguradoras devem ser avisadas para que haja ressarcimento compatível com o acidente ocorrido.

Se não houver o contato, a empresa seguradora pode alegar omissão por parte do condomínio, gerando mais problemas para todos os envolvidos.

Treinamento para os responsáveis

Outra importante questão é sobre o responsável por manipular os materiais. Os profissionais de limpeza devem receber treinamento, usar os equipamentos adequados, receber pagamento por insalubridade e outras medidas para evitar ferimentos e ocorrências mais graves.

Como investir o dinheiro arrecadado

Tomados os devidos cuidados é a chegada a hora de aplicar o dinheiro arrecadado com a coleta seletiva. O ideal é que essa quantia seja usada para investir em infraestrutura, segurança e sustentabilidade para o seu condomínio.

Uma alternativa é uma cisterna, que pode armazenar água da chuva e ser usada para lavar o prédio, as garagens, regar plantas sem nenhum gasto extra na conta.

Reformar pisos e paredes, comprar monitores e câmeras de segurança, adquirir mobília e eletrodomésticos para o salão de festas também são opções para aplicar o dinheiro oriundo da coleta seletiva.

 

Gostou das dicas sobre coleta seletiva? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria