Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Colchão adequado evita dores na coluna

A- A+

Uma noite mal dormida pode ser sinônimo de estresse no dia seguinte. Muitas vezes, ao invés de relaxar, as horas de sono proporcionam dores nas costas e a sensação de cansaço ao acordar. Se a descrição parece familiar, talvez o problema esteja no seu colchão.

Conforme lembra a quiropraxista Stephanie Steigleder, é ele que deve se adaptar ao seu corpo, e não o contrário. Ou seja, é preciso saber que características o colchão deve oferecer e não apenas optar pelo modelo que está em promoção ou que foi indicado por um amigo.

Como escolher o colchão ideal

O sono pouco relaxante é apenas um dos problemas que aparecem quando você dorme sobre uma superfície que não é bem aceita pelo seu corpo. A escolha errada pode trazer ainda consequências como a alteração das curvaturas fisiológicas da coluna, aumento na pressão em articulações como o quadril e os ombros, problemas circulatórios e tensões musculares.

Mas, afinal, o que levar em conta na hora de escolher um colchão? Para a quiropraxista, o produto deve ser confeccionado em material de boa qualidade e oferecer uma densidade compatível com a sua estrutura corpórea, além de levar em conta também a sua altura e peso.

“Se possível, ao escolher seu colchão teste os exemplares do showroom e avalie se o seu corpo mantém uma posição neutra e confortável. Se o colchão for muito firme, ele vai alterar os seus principais pontos de pressão, desalinhando o seu corpo. Se for muito macio, seus pontos de pressão não serão suportados corretamente”, explica ainda.

Na maioria das lojas especializadas, é possível contar com a consultoria de um profissional para ajudar você na escolha, a partir de uma avaliação das suas características. Para quem já possui problemas nas costas, é fundamental informar o consultor e ter ainda mais cuidado com o modelo escolhido. Informações como a garantia do produto, por exemplo, devem pesar na sua escolha.

Escolher o modelo certo de colchão garante um sono mais tranquilo e evita dores nas costas. Foto: iStock, Getty Images

Escolher o modelo certo de colchão garante um sono mais tranquilo e evita dores nas costas. Foto: iStock, Getty Images

 

Além de escolher o colchão certo

É durante o sono que o corpo aproveite para descansar e a coluna se recupera para um novo dia de atividades. Se você passar a noite dormindo em uma posição errada, nem o colchão ideal vai ser suficiente para evitar o desconforto.

Por isso, é fundamental aliar a escolha do produto mais indicado com a postura correta enquanto estiver deitado. Para não ficar na dúvida, confira as dicas de Stephanie para dormir e leve mais qualidade de vida para a sua rotina:

– De lado, com um travesseiro que preencha a altura entre a ponta do seu ombro e a ponta da sua orelha. Se desejar, acrescente outro entre os joelhos e ainda um para abraçar e descansar os braços

– De barriga para cima, com um travesseiro mais baixo na cabeça e outro na região lombar ou embaixo dos joelhos

– Evite dormir de bruços, de barriga para baixo.

Compre com facilidade e segurança

Se você quer encontrar os melhores preços, é bom conhecer o Vivo Compras. Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para colchão

Você também está na dúvida sobre qual colchão escolher? Comente!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico