Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Coifa, exaustor de cozinha ou depurador de ar: qual a melhor alternativa?

A- A+

Não há dúvida de que os alimentos fritos e grelhados são muito saborosos. Mas, é claro também que eles têm um efeito colateral indesejado na cozinha: o cheiro – muitas vezes, impregnado de gordura – que toma conta do ambiente e, às vezes, chegar a se espalhar por outros cômodos da casa.

exaustor-de-cozinha

Cozinha deve ser medida e tamanhos devem ser analisados antes da compra. Foto: iStock, by Getty Images

Para evitar este inconveniente, uma boa alternativa é a instalação de equipamentos como coifas, depuradores ou exaustor de cozinha. A escolha do aparelho mais adequado às necessidades do cozinheiro depende, principalmente, do espaço físico onde ele será instalado, mas também – e muito – do tipo e da frequência de uso que será feito do equipamento. Confira a seguir as principais características de cada produto:

Depurador de ar

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

  • Dotados de filtros que retêm toda a gordura sugada do ambiente, os depuradores de ar têm praticamente a mesma função dos exaustores.
  • Dependendo da frequência e do tipo de uso do fogão, o filtro de ar deve ser limpo constantemente.
  • Ao executarem a tarefa de exaustão da gordura, os depuradores filtram, mas devolvem o ar – apenas sem a gordura – o calor, a fumaça e os odores para o ambiente. Ou seja, não há purificação efetiva do ar.
  • Instalados, geralmente, acima do fogão, os depuradores de ar não contam com chaminés e são mais indicados para cozinhas de dimensões reduzidas, que não dispõem de saída para exaustão do ar.
  • A desvantagem é que, por serem portáteis e mais adaptáveis a espaços menores, os depuradores de ar têm potência menor do que as coifas. Para completar, a manutenção do depurador exige mais trabalho do que uma coifa.
  • Para que obtenha melhores resultados, o depurador deve ser mais largo do que o fogão.

Coifas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

  • Com sistemas de exaustão mais poderosos do que os depuradores de ar, a maior parte dos modelos de coifa elimina – junto com a gordura – a fumaça e outros odores do ambiente. Resultado: na prática, o ar da cozinha é renovado.
  • Há alguns modelos de coifas que não fazem a troca do ar. Apenas puxam o ar quente, filtrando-o e devolvendo-o ao ambiente 90% purificado.
  • Geralmente, com design mais atraente do que os depuradores, as coifas são mais indicadas para ambientes maiores.
  • O ponto negativo das coifas é o preço, geralmente mais alto do que o dos depuradores de ar.

Exaustor de cozinha

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

  • Normalmente instalado do lado exterior do imóvel, o exaustor de cozinha garante uma retirada do ar mais consistente do que as coifas e os depuradores.
  • Ao contrário das coifas e dos depuradores de ar, o exaustor de cozinha não conta com sistemas para a retirada da gordura do ambiente.
  • Em razão de sua potência – e do ruído ao funcionar –, o exaustor de cozinha é mais indicado para cozinhas industriais.
  • Neste caso, há a necessidade da quebra de paredes.

Compare preços online

A Vivo oferece um serviço de ofertas para você pesquisar e comprar nos maiores sites de e-commerce. Com o Vivo Compras, você pode filtrar os melhores preços e produtos em diversos departamentos, como moda, eletrônico, informática, esporte, brinquedos, lazer, viagens e muito mais.

> Fim de ano: Encontre os melhores preços para coifas e depuradores no Vivo Compras

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple