Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Código promocional encontrado em redes sociais é confiável?

A- A+

O uso das redes sociais como meio de propagar informações, imagens e conteúdos já se consolidou entre as pessoas de todo o mundo. Só o Facebook tem mais de 100 milhões de usuários no Brasil. O problema é que nem sempre se pode confiar. Um código promocional lançado na rede por chegar até você depois do prazo de validade ou ser falsificado, por exemplo. Você sabe como checar a veracidade?

Código promocional: consumidores preferem rede social

O comércio eletrônico cresceu significativamente no Brasil e no mundo nos últimos anos. Cerca de um terço dos consumidores latino-americanos confiam mais nas versões virtuais das lojas do que nas próprias sedes físicas, segundo pesquisa da Flipit. Isso pode ser uma mostra dos motivos pelos quais os consumidores tendem a confiar nas promoções apresentadas na internet.

seudinheiro-codigo-promocional

Nem sempre se pode confiar em tudo o que está publicado nas redes sociais. Foto: iStock, by Getty Images

Nos Estados Unidos, país onde ocorre o maior contingente de vendas de cupons com código promocional, mais de 50% dos adolescentes entre 13 e 17 anos utiliza a internet para encontrar oportunidades e soluções que garantam a economia nas suas compras. Dominantes nas redes sociais – 54,4% segundo a eMarketer – eles encontram nesses espaços a economia que buscam.

Entre os americanos, o Twitter é o caminho mais utilizado para conseguir código promocional: 94% dos americanos seguem as empresas na rede social do “passarinho azul” para que sejam rapidamente avisados quando a marca lança algum tipo de promoção ou oportunidade de desconto, atitude muito comum entre as empresas americanas.

Já no Facebook, o número cai um pouco, uma vez que a predominância de jovens – atentos a esse tipo de oportunidade – é maior no Twitter. Na rede de Mark Zuckeberg, são 74% dos usuários norte-americanos que curtem as páginas das marcas e das empresas especializadas em cupons de código promocional para garantir descontos.

No Brasil, 47% das mulheres usa as redes sociais como primeiro espaço de busca por cupons de desconto. Twitter, Facebook e Instagram são as primeiras no ranking feito pela Flipit. Entre os homens, o número tem uma queda. São apenas 33%. Isso pode ser explicado pela predominância feminina na busca por descontos de modo geral. As brasileiras de terceira idade são as que lideram.

Como escolher um código promocional confiável

O problema é que nem sempre se pode confiar em tudo o que está publicado nas redes sociais. Por serem canais de alimentação voluntária, ou seja, cada um publica o que deseja sem um controle minucioso de outras pessoas, você pode acabar recebendo notícias falsas ou entrando em algum tipo de golpe.

Você vai se interessar por:
Outlet em Miami: veja como obter descontos no exterior
Site de descontos: entenda como economizar com cupons
Saiba como economizar em tempos de alta da inflação

Além disso, nem todas as postagens chegam para todas as pessoas ao mesmo tempo. Muitas vezes, você pode ser informado de uma promoção depois que ela já tenha acabado. Por isso, é importante que você fique atento aos detalhes. O primeiro passo é entrar em contato com a empresa que está ofertando os descontos e verificar a veracidade do código promocional.

Quando você tiver certeza de que a promoção é verdadeira, é preciso saber se ela continua ativa. No próprio link recebido ou na página da empresa que está organizando a promoção, devem constar essas notícias. O último passo é válido para qualquer tipo de código promocional. Verifique como funciona o uso da promoção e o prazo limite para utilizar os benefícios adquiridos.

Compre com descontos

Você já conhece o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas de código promocional? Deixe seu comentário.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica