Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Código PIN no celular amplia a proteção contra fraudes

A- A+

Quando você compra um celular ou somente um novo cartão SIM de uma operadora, recebe também uma pequena cartela que contém uma sequência numérica. Ela é conhecida como código PIN, sigla para Personal Identification Number, ou Número de Identificação Pessoal.

Apesar de a sequência numérica sempre acompanhar smartphones e chips, há quem coloque a cartela em qualquer local e também quem nem saiba qual é a utilidade do código. Se você faz parte de um desses grupos, é bom rever a postura: essa informação representa mais segurança.

Código PIN significa Número de Identificação Pessoal.

Código PIN previne o uso indevido do seu número por pessoas mal intencionadas. Foto: Shutterstock

Usos do código PIN

O principal uso do código PIN é adicionar uma proteção extra no seu smartphone. Basicamente, ele é capaz de bloquear algumas funcionalidade do seu SIM, impedindo que pessoas não autorizadas e mal intencionadas realizem chamadas telefônicas, enviem mensagens e usem redes sociais através do seu número.

Para alcançar esse nível de proteção, é só acessar o menu de configuração gerais de seu dispositivo e procurar pela opção Segurança. Dependendo do modelo do seu aparelho, irá aparecer um menu Configurar Bloqueio de SIM. Nele, será necessário informar o número do seu PIN.

Mas tenha cuidado: você só pode errar o PIN duas vezes. Caso insira o código de forma equivocada em três oportunidades, será necessário usar os dois códigos PUK – também informados na cartela de adesão – para desbloquear a funcionalidade.

Código PIN e as operações online

A segurança oferecida pelo código PIN também pode ser ampliada nas operações online. Por meio do seu envio via SMS, é possível evitar fraudes e garantir a segurança em transações pela web, protegendo o usuário em cadastro em sites, redes sociais, contas de e-mail e aplicativos, além de transmitir mais confiança em movimentações bancárias e compras online.

Segundo Thiago Moesch, diretor de tecnologia da Zenvia, empresa que oferece serviços móveis, essa política de segurança moderna é chamada de Multi-Factor Authentication, ou seja, ela utiliza mais de um fator para autenticar o usuário. Assim, as aplicações se tornam mais seguras, pois recorrem a meios alternativos que vão além da tradicional senha, por vezes fáceis de serem descobertas.

O envio de códigos PIN via SMS se destaca nesse contexto por não exigir nenhum hardware especial, além de não ser facilmente identificado, pois o número é gerado aleatoriamente no momento do envio da mensagem.

De acordo com o especialista, é muito comum as pessoas digitarem o seu telefone errado em sites de compras. Neste caso, o envio do código PIN via SMS garante que o número de celular informado pelo usuário está correto, pois a confirmação do cadastro só será efetuada assim que a pessoa digitar no site o código recebido em seu smartphone.

Você vai se interessar por:

Segurança nos pagamentos

Se você busca mais segurança nas suas compras e pagamentos, precisa conhecer os Cartões de Crédito da Vivo. Além dessa vantagem, eles contam com benefícios como:

  • Bônus na recarga
  • Compras nas Lojas Vivo em até 12 vezes sem juros
  • Acumular mais pontos no Vivo Valoriza.

Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre o código PIN? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito