Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Clonagem de placa de carro: entenda os indícios e o quando agir

A- A+

É complicado de descobrir e geralmente o proprietário fica sabendo da pior forma. Somente quando começa a receber multas registradas em locais desconhecidos é que o motorista desconfia da clonagem de sua placa de carro.

O que fazer quando sua placa de carro é duplicada

Se você receber uma multa e tiver certeza que não esteve na data e hora registradas no documento, pode entrar com um recurso junto ao Detran de seu Estado. Antes disso, registre uma ocorrência na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.

De preferência, faça um registro a mão, e leve junto algum comprovante de que estava com o carro em outro local no momento da multa. Um recibo de estacionamento, por exemplo, pode comprovar, pois indica data, hora e placa do carro.

Caso seja constatado que a multa em questão foi realmente aplicada a uma placa de carro clonada, sua placa é bloqueada. Nesse caso, seu veículo precisará refazer o emplacamento, com nova numeração. Também é necessário emitir um novo documento do veículo.

seudinheiro-Placa-de-Carro

Multas em locais desconhecidos são indícios de clonagem de placa de carro. Foto: iStock, by Getty Images

Como ocorre a clonagem de placa de carro

Muitos fraudadores, querendo fugir das multas e evitar a perda da Carteira Nacional de Habilitação, adulteram placas – copiando a numeração de veículos que estão ativos – e colocam em seus carros. Assim, andam em alta velocidade ou cometem até mesmo outras infrações sem serem descobertos.

Você vai se interessar por:
Entenda como vai funcionar a nova placa do Mercosul
IPVA: saiba como calcular e quando pagar
O que avaliar antes de comprar carros usados

Há golpistas que colocam as placas de carro falsas em veículos diferentes do original, e outros a colocam em veículos com as mesmas características – veículos do mesmo modelo, cor e ano de fabricação.

Clonagem de carro

Mas o golpe da clonagem vai além da placa de carro. Há criminosos que clonam o carro inteiro. O princípio é o mesmo, porém aplicado ao chassi. Dessa forma, carros roubados têm o número de série adulterado no chassi e nos vidros. Entretanto, peritos que trabalham com revendas ou com seguros geralmente percebem, pois a cópia nunca fica perfeita.

Fraudadores respondem pelo Código Penal

Esse tipo de fraude começou a ocorrer após as alterações do Código de Trânsito Brasileiro, em 1998, que passou a aplicar penalidades mais pesadas para as infrações de trânsito. É bom observar que o Denatran não prevê penalidade específica para clonagem de placa de carro.

Isso porque o ato é entendido como crime, e o criminoso responde pelo Código Penal. O crime incide sobre a “adulteração de sinal identificador de veículo automotor”, conforme o artigo 331. A pena é reclusão – de três a seis anos – e multa. O acusado ainda responder por estelionato, conforme prevê o artigo 171.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como escolher uma seguradora de veiculos
como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Dia sem carro
Homem procurando uma casa de família para deixar seu cachorro.
IPVA PI terá o desconto em cota única igual ao ano de 2015.