Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

City tour é oportunidade para enriquecer cultura

A- A+

Ao visitar uma cidade turística pela primeira vez, pode ser difícil definir quais locais vão entrar no seu roteiro. Para quem não sabe muito bem por onde começar e tem pouco tempo disponível, uma alternativa é o city tour. A bordo de um ônibus, você conhece não apenas os lugares, mas também a sua história, narrada pelos guias.

Em Brasília, por exemplo, o passeio tem duração aproximada de duas horas e permite que o turista conheça os principais monumentos e lugares da capital, como é o caso do Palácio do Planalto e do Memorial JK. Mas nem só no Brasil essa é uma possibilidade para conhecer as cidades.

“A maioria das capitais europeias oferece, por exemplo, walking tours gratuitos pelos pontos turísticos principais. Desse jeito, dá para economizar e ainda conhecer a história do destino de uma forma interesse”, explica Anna Bárbara, blogueira do Nós no Mundo. Além de oferecerem uma experiência mais próxima, também costumam ser mais baratos.

City tour: conhecendo outros países

A maneira mais comum de realizar um city tour é buscar as empresas que oferecem o serviço na cidade desejada. A vantagem é que você é levado nos lugares oferecidos no roteiro e não precisa se preocupar com outros detalhes. Por outro lado, fica restrito ao passeio já determinado – e também aos preços.

Para quem deseja economizar, uma alternativa é traçar um roteiro próprio, que inclua apenas os pontos turísticos desejados, de acordo com o seu tempo e dinheiro. Quer programar as suas próximas férias? Conheça algumas das opções oferecidas em três cidades espalhadas pelo globo:

Dubai, nos Emirados Árabes

Quando o assunto é Dubai, grandiosidade é palavra-chave. Ao longo dos últimos ano, a cidade se tornou destino popular entre os turistas por conta de seus ícones arquitetônicos, como é o caso do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo.

Para quem deseja fazer um passeio por conta própria, a dica é contar com dólares na carteira. Além dos prédios mais novos e imponentes, não deixe de visitar a parte histórica da cidade, que oferece o contato mais direto com a cultura árabe. Para fazer um city tour tradicional, os valores iniciam por volta dos 40 dólares.

Nova York, nos Estados Unidos

Aqui os ônibus turísticos são tradicionais e é possível escolher entre diversas empresas. A maioria delas oferece bilhetes com duração de pelo menos dois dias, com preço por volta dos 50 dólares. Além deles, o turista também encontra os walking tours, em que os guias costumam conduzir os visitantes a partir do metrô.

Entre os lugares que não podem ficar de fora estão a Times Square, o Central Park, a Estátua da Liberdade e o Museu de Arte Moderna (MoMa).

Londres, na Inglaterra

A cidade é um dos destinos mas procurados pelos turistas do mundo inteiro e, como não poderia ser diferente, oferece um completo sistema para quem deseja conhecer os pontos turísticos em um city tour clássico. Se você quiser ficar mais tempo do que o ônibus espera em um lugar, basta esperar que o próximo ônibus passe.

O roteiro de visitas costuma ser extenso, mas os principais lugares são o Big Ben, o Palácio de Westminster, o London Eye e a Tower Bridge. Isso sem falar na Abbey Road, rua que ficou conhecida por conta dos Beatles. O preço para fazer o passeio é de cerca de 30 libras.

A Tower Bridge é um dos lugares que o visitante conhecer ao fazer um city tour por Londres. Foto: iStock, Getty Images

A Tower Bridge é um dos lugares que o visitante conhecer ao fazer um city tour por Londres. Foto: iStock, Getty Images

Gostou das dicas para planejar o seu city tour? Compartilhe!

como economizar na limpeza
organizar a mala
esconder gastos
free shop
moedas mais caras do mundo
quanto gastar na europa por dia