Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cidades de SP e SC dominam lista de qualidade de vida

A- A+

Três cidades do Estado de São Paulo, três de Santa Catarina e uma do Rio de Janeiro, além das capitais federal, capixaba e paranaense, compõem a lista dos 10 municípios brasileiros com melhores pontuações no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que indicam as cidades com melhor qualidade de vida. O ranking é elaborado com base em três variáveis – renda, expectativa de vida e acesso à educação – do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), produzido a cada 10 anos com informações do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A edição mais recente do IDH, de 2013, foi montada a partir dos dados atualizados do Censo de 2010.

Foto aérea de São Caetano do Sul, em São Paulo. Foto: Prefeitura de São Caetano do Sul, Divulgação

São Caetano do Sul, em São Paulo, é a cidade brasileira mais bem posicionada em ranking de qualidade de vida. Foto: Prefeitura de São Caetano do Sul, Divulgação

Além do IDHM, o levantamento realizado para a construção do IDH considera mais de 180 indicadores socioeconômicos, como o acesso a serviços básicos e situação de vulnerabilidade das famílias. O índice vai de 0 a 1. Um IDHM entre 0 e 0,499 é considerado como “muito baixo”, enquanto entre 0,8 e 1 é classificado “muito alto”. As 10 cidades melhor classificadas no IDHM e suas respectivas pontuações são as seguintes:

1) São Caetano do Sul (SP) – 0,862

2) Águas de São Pedro (SP) – 0,854

3) Florianópolis (SC) – 0,847

4) Vitória (ES) – 0,845

4) Balneário Camboriú (SC) – 0,845

6) Santos (SP) – 0,839

7) Niterói (RJ) – 0,836

8) Joaçaba (SC) – 0,827

9) Brasília (DF) – 0,823

9) Curitiba (PR) – 0,823

Qualidade de vida: SC tem maior expectativa de vida

O IDHM de longevidade é medido pela expectativa de vida. Ter uma vida longa e saudável é fundamental para a vida plena. A promoção do desenvolvimento humano requer que sejam ampliadas as oportunidades que as pessoas têm de evitar a morte prematura e de garantir a elas um ambiente saudável, com acesso à saúde de qualidade, para que possam atingir o padrão mais elevado possível de saúde física e mental. Nesse item, os cinco municípios do topo da listade qualidade de vida são de Santa Catarina. Já entre os que os ocupam as últimas posições, cinco estão em Estados do Nordeste.

Águas de São Pedro é a melhor em educação

A escolaridade é outro critério que compõe o índice que mede qualidade de vida. O acesso ao conhecimento é um determinante crítico para o bem-estar e é essencial para o exercício das liberdades individuais, da autonomia e autoestima. O acesso à educação é medido pela média de anos de educação de adultos e pela expectativa de anos de escolaridade para crianças. O IDHM Escolaridade tem a maior distorção entre os municípios. Melgaço (PA) tem índice quatro vezes pior que Águas de São Pedro (SP), que apresenta o melhor resultado. Os municípios mais bem colocados são do Sul e do Sudeste.

São Caetano do Sul tem a maior renda

Na análise da qualidade de vida, a renda é essencial para o acesso às necessidades básicas como água, comida e abrigo, mas também para que se possa transcender tais necessidades rumo a uma vida de escolhas genuínas e exercício de liberdades. O critério usado para calcular a renda média de cada pessoa é o rendimento municipal per capita, ou seja, a renda média de cada residente no município. Para se chegar a esse valor soma-se a renda de todos os residentes e divide-se pelo número de pessoas que moram no município (inclusive crianças ou pessoas com renda igual a zero). O IDHM Renda mais alto do país é da cidade com o maior IDHM geral: São Caetano do Sul (SP), seguida de Niterói (RJ) e Vitória (ES).

Segurança para você e para a família

Você conhece o Seguro Acidentes Pessoais da Vivo? Com ele, você tem a melhor cobertura, com benefícios que incluem minutos grátis de Vivo para Vivo nos finais de semana e sorteios mensais pela loteria federal.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais
O controle financeiro pessoal e o futebol
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Passo a passo para planejar financeiramente a gravidez
Opção para investir em commodities