Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cheque especial: entenda como lidar com o limite

A- A+

Modalidade comum de crédito, o cheque especial é uma opção tentadora. Mas é preciso cuidado para que esse alívio momentâneo nas finanças não se torne um problema ainda maior no orçamento.

O que é o cheque especial

De acordo com o Banco Central, o cheque especial é uma linha de crédito oferecida pelas instituições financeiras aos seus clientes. Seu objetivo é cobrir cheques ou débitos que ultrapassem o valor existente na conta. Mas, para que esse empréstimo ocorra, existe a cobrança de uma taxa de juros.

Por isso, antes de contratar o serviço, é importante conhecer as taxas praticadas no mercado. Ao acessar o site do Banco Central, por exemplo, é possível encontrar os juros dos diferentes bancos. Mesmo pesquisando, a recomendação dos especialistas é ter cautela.

De acordo com o fundador do site Minhas Economias, Décio Kimura, essa é uma das modalidades de crédito com as taxas mais altas. Se ela parece uma boa ideia no momento do aperto, o acúmulo dos juros pode resultar em um endividamento ainda maior.

O Serviço de Proteção ao Cliente (SPC Brasil) aponta que o segredo é usar o cheque especial apenas eventualmente e com um controle rígido dos prazos de pagamento. A principal oportunidade é utilizar o limite nos bancos que oferecem alguns dias de uso do cheque especial sem a cobrança de juros. Mas é preciso estar atento ao prazo e cobrir o valor antes disso.

Cheque especial

Caixas eletrônicos avisam quando o cheque especial começa a ser usado. Foto: Shutterstock

Alternativas ao cheque especial

Em outros casos, a alternativa mais indicada é buscar opções de crédito que ofereçam taxas menores, que possam ser encaixadas no orçamento. Exemplo disso é o crédito ou empréstimo consignado. “É um empréstimo em que o pagamento é feito todos os meses, diretamente da folha de pagamento. Quer dizer, no momento em que tu tens um banco e recebe o seu salário nele, ele pode servir para quitar as parcelas do crédito que solicitado. As taxas costumam variar entre 1,5% e 2% ao mês”, explica o  professor de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Alfredo Meneghetti.

Ele destaca que o crédito consignado costuma disponibilizar os menores juros do mercado, justamente porque o banco tem a garantia de que poderá descontar as parcelas, de forma automática, mensalmente. Mas, caso você perca o emprego, o valor ainda será debitado, desde que esse termo faça parte do contrato inicial. Por isso, é preciso analisar qual é a sua situação antes de criar a dívida.

Compre com facilidade e segurança

Encontrou a melhor forma de crédito para fazer as suas compras, mas também quer contar com boas ofertas e qualidade? Então é bom conhecer o Vivo Compras. Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços
Gostou das dicas sobre cheque especial? Compartilhe!
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple