Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Certidão negativa federal: como verificar se seu CPF está regular

A- A+

O CPF (Cadastro da Pessoa Física) é um documento com informações sobre o contribuinte. Gerenciado pela Secretaria da Receita Federal, ele permite descobrir – entre outras coisas – se as pessoas têm pendências fiscais ou cadastrais. Se você tem dúvidas a respeito da sua situação, vale a pena aprender como emitir a chamada certidão negativa federal.

Como emitir a certidão negativa de débitos federais

Conhecida popularmente apenas como certidão negativa, esse documento tem o nome oficial de Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União. Simplificando, é um documento emitido eletronicamente pela Receita Federal para comprovar que o portador do CPF não possui débitos com órgãos federais.

Em outras palavras, essa certidão funciona como uma comprovação de que você não tem pendências ou débitos tributários com a Receita Federal. Ela atesta que o contribuinte declarou seus impostos corretamente e está com o cadastro regularizado.

Certidão negativa

É possível obter a certidão negativa em poucos segundos no site da Receita Federal. Foto: Shutterstock

Precisa apresentar alguma declaração (como a do Imposto de Renda) e tem dúvidas sobre a situação de seu CPF? Faça uma consulta diretamente no site da site da Receita Federal. Basta acessar a página, digitar o número de seu CPF (apenas números), informar o código de segurança exibido na imagem e clicar em “Consultar”. A certidão negativa é válida por 180 dias a partir da data de emissão.

Certidão negativa federal não abrange SPC e Serasa

Vale lembrar que essa certidão negativa não está relacionada ao chamado “nome sujo”, que caracteriza as pessoas com pendências no setor privado. Quando você deixa de pagar uma dívida, seu CPF vai para o cadastro de instituições de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa.

A inadimplência pode estar relacionada à prestação de um eletrodoméstico, às parcelas do financiamento de um carro ou à fatura do cartão de crédito. Com o CPF na lista dos cadastros de inadimplência, você vai encontrar dificuldades para realizar pagamentos com cheques, abrir contas em banco, alugar imóveis, comprar a prazo e obter um empréstimo.

Isso porque as empresas costumam consultar o CPF do cliente nos cadastros de inadimplência citados acima antes de oferecer o crédito. Se o nome do consumidor constar na relação, é comum que a instituição se recuse a firmar o contrato, alegando, como justificativa, o risco de perder dinheiro.

Inadimplência cresceu em 2014

Segundo dados do SPC, o crescimento da inadimplência em 2014 foi de 2,3%. Os números do Serasa, porém, são mais alarmantes: o aumento registrado pela instituição alcançou 6,3%. No mês de dezembro, o valor da dívida média dos brasileiros era de R$ 1.263,30, de acordo com um levantamento realizado pelo SPC.

Entre as explicações para esse fenômeno estão o aumento progressivo da taxa de juros Selic, a inflação crescente e a estagnação da economia do país. Somados, esses fatores ajudam a explicar por que o brasileiro teve mais dificuldades para arcar com suas dívidas.

Para regularizar a situação e limpar o nome, você deve reorganizar suas finanças e procurar as instituições com as quais tem dívidas para tentar renegociar os juros e quitar os débitos o quanto antes. Contenção de gastos, readequação financeira e monitoramento constante do CPF são algumas das formas de superar esse problema.

Monitore o seu CPF

Quer se manter sempre a par de qualquer alteração no status do seu CPF na base da Serasa Experian? Então conheça o Vivo Alerta CPF, um serviço inovador que permite que clientes Vivo recebam notificações via SMS sempre que:

  • Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian.
  • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.
  • Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.
> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF
O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label