Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cem vezes mais veloz, rede 4G segue longe da metade dos brasileiros

A- A+

Cada vez mais presente nos celulares, não são poucos os lamentos quando o pacote de internet móvel chega ao fim e a velocidade de navegação é reduzida – ou simplesmente cortada. Não à toa, a rede 4G é alvo da atenção dos apaixonados por tecnologia, aguardada com ansiedade por aqueles que ainda não dispõem dela.

Diferenças entre a rede 4G e 3G

Mas, afinal, você sabe quais são as principais diferenças entre os dois modelos de internet móvel? Ainda em fase de expansão no país, a rede 4G chega aos poucos e já mostra mudanças na hora da navegação.

Enquanto a 3G utiliza tecnologias como HSPA e HSPA+ (aquelas letrinhas que aparecem ao lado do sinal de internet), a 4G usa LTE ou WiMAX. Se os termos técnicos dizem pouco para quem não entende do assunto, não é muito difícil simplificar: as opções oferecem, sobretudo, velocidades diferentes de conexão.

Mulher navega na rede 4g

Tecnologia evolui e torna experiência de navegação na internet muito mais rápida. Foto: Shutterstock

Se na 3G a velocidade varia entre 144 Kbps e 2 Mbps (com média de 1 Mbps no país), na rede 4G, ela pode chegar a até 100 Mbps, explica o CEO da Desenvolve Web, Nicolas Muller. Comparando os números, fica fácil entender a evolução.

“A diferença é enorme, tanto na aplicação quanto no uso. No Brasil, cerca de 147 municípios contam com cobertura 4G, dentre eles 23 capitais e o Distrito Federal, abrangendo 41,8% da população, de acordo com dados da Anatel”, complementa Muller.

As dificuldades da rede 4G no Brasil

Mas, mesmo com a vantagem em termos de velocidade, a tecnologia avança de maneira lenta no país. Para Muller, o principal motivo é a capacidade territorial de abrangência. Ou, em outras palavras, em um país do tamanho do Brasil, atualizar todos os equipamentos rende custos elevados.

Os valores também são refletidos na conta que chega até o consumidor e nem sempre compensam o acréscimo de qualidade. É por isso que muitos ainda dependem das redes wi-fi para manter a conexão quando é preciso de velocidade.

5G: um sonho distante?

A rede 4G ainda pode ser novidade por aqui, mas os estudos para desenvolver a sua substituta, a 5G, já são avançados. Em fevereiro deste ano, pesquisadores do Reino Unido bateram recorde na velocidade conseguida em uma transmissão por internet móvel.

Com envio de dados a 1 Tbps, eles deram uma mostra do que ainda esta por vir. A previsão é de que até 2018 a tecnologia já esteja pronta para demonstrações públicas.

Para se ter uma ideia, essa velocidade permitiria baixar filmes pelo celular em poucos segundos, sem os conhecidos travamentos. Para a experiência atual, em que às vezes é difícil até mesmo carregar um vídeo do Youtube, a mudança não parece nada mal.

Você vai se interessar por:

Não fique desconectado

Você sabia que existe um serviço que oferece o pagamento total ou parcial de sua conta de celular em caso de perda de renda mensal? O Vivo Conta Garantida pode ser contratado por trabalhadores com vínculo empregatício e autônomos que, além de garantir seus pagamentos, ainda concorrem a prêmios em dinheiro.

> Vivo Conta Garantida: Assegure 3 meses de conta paga de celular em caso de desemprego

Qual sua experiência com a rede 4G? Conte para a gente!

vale a pena comprar celular muito barato
vale a pena ter um celular 4g
Novo celular chinês
Um dos adaptadores wireless USB
Modelo de roteador mais barato
Um dos novos roteadores D-link