Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Celular inquebrável é promessa de fabricantes no Brasil

A- A+

A cena do jovem australiano Jack Cooksey deixando cair no chão o iPhone 6 recém comprado durante uma entrevista para um canal de TV rodou o mundo no ano passado. Quem nunca ficou desesperado como o australiano do vídeo, pensando que a tela do celular estaria estilhaçada, e sonhou com um celular inquebrável?

Para a sorte de Cooksey, o celular ficou intacto, apesar do susto. Para que outros usuários desastrados não precisem contar somente com a sorte, fabricantes e até mesmo cientistas têm se esforçado em desenvolver a fórmula do celular inquebrável.

No ano passado, uma equipe de engenheiros de polímeros da Universidade de Akron, nos Estados Unidos, desenvolveu uma tela resistente a testes pesados de impacto, que seria até mais barata do que as telas usuais de celular. A tela inquebrável foi feita a partir de uma malha de eletrodos metálicos, colocada entre duas camadas de polímeros. Em laboratório, os resultados foram bons.

celular-inquebravel

Já existe no mercado uma tela inquebrável para evitar danos. Foto: iStock, by Getty Images

 

Site testou celular inquebrável

Pelo menos quatro dos principais fabricantes de aparelhos de telefone celular presentes no Brasil já lançaram um ou mais aparelhos cuja tela é resistente ao impacto: LG, Motorola, Nokia e Samsung.

A equipe do site TechTudo, especializado em tecnologia, fez testes com alguns dos modelos de celular inquebrável encontrados no mercado. Um dos aparelhos testados foi o LG G Flex, que começou a ser vendido este ano no Brasil e pode custa de R$ 2 mil a R$ 3,5 mil, conforme a configuração.

A chave do G Flex está na tela OLED plástica e flexível. A tela segue o mesmo ângulo de curvatura do próprio G Flex, que tem um design curvado. O que protege a tela OLED do G Flex é um tratamento especial para aguentar a pressão de ser “descurvada” sem quebrar ou estilhaçar. Para acompanhar o desenho do aparelho e da tela, também a bateria foi fabricada no formato curvado.

Outro celular inquebrável testado foi o Motorola Defy, projetado para ser resistente a riscos, poeira e até á prova d’água. Por conta dessas características, a tela do smartphone se mostrou capaz de resistir também a pequenas quedas, sem que a tela resultasse riscada ou estilhaçada.

Outras formas de proteger seu celular

Para evitar acidentes que danifiquem a tela do seu celular, uma providência simples é comprar uma capa de proteção. Dê preferência a modelos que aumentem a distância entre a tela do aparelho e a superfície, quando virado para baixo. Assim, se ocorrer uma queda, essa distância poderá manter a tela intacta, apesar do impacto.

Também há modelos de material acolchoado ou de neoprene em forma de bolsa para você colocar o aparelho dentro. Essas capinhas são mais eficientes quando o celular está fora de uso, sobre a mesa, por exemplo. Se alguém passar e derrubar, ele provavelmente escapará ileso. Mas se você deixar cair durante o uso, não fará muita diferença.

Ainda na prevenção de quedas, evite colocar o celular no bolso, principalmente naquele bolso de trás das calças. O telefone pode resvalar e cair, além de esse bolso ser um chamariz para gatunos. Em transporte coletivo ou parado numa fila, você pode nem perceber que está tendo o celular roubado, mas são essas as ocorrências mais comuns.

Pelos mesmos motivos, evite ficar falando no celular enquanto caminha, especialmente em ruas movimentadas. Você pode esbarrar em alguém e o aparelho pode cair e quebrar, sem contar que você chama atenção de mal intencionados para o seu smartphone.

Proteção para o seu celular

Você sabia que pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu celular? O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Proteção Celular: Conheça o seguro contra roubo e furto do aparelho

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

vale a pena comprar celular muito barato
Homem comunica bloqueio de celular roubado
Homem comunica IMEI bloqueado
Digno Rafre é celular à prova d'água
Smartphone para crianças da Positivo
Mulher com iPhone bloqueado