Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Celular 2g, 3g ou 4g? Entenda as diferenças

A- A+

Os dispositivos móveis evoluem cada vez mais rápido e hoje já são praticamente indispensáveis no dia a dia, seja para falar com os amigos ou para trabalhar. A evolução dos aparelhos foi tão veloz que poucos conhecem as diferentes gerações de celular 2G, 3G ou 4G.

As abreviações citadas servem para identificar a tecnologia presente em diferentes redes móveis. Conforme a evolução de gerações, melhoram também o desempenho, a velocidade e outras funcionalidades relacionadas à conexão nos dispositivos. E você, sabe quais são as principais diferenças entre 2G, 3G e 4G? Entenda melhor a seguir.

celular 2g 3g ou 4g

Tecnologia 3G é a mais utilizada no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Celular 2G, 3G ou 4G: compare

A primeira geração de celulares contava com sinal de telefonia analógico, a partir de um sistema chamado Advanced Mobile Phone System (AMPS). Naqueles primeiros modelos, a única transferência de dados possível era por meio da voz. Ou seja: sua funcionalidade era a conversação – e a qualidade do som ainda era baixa.

Foi a partir de 1990 que começou a implementação do sinal digital e entrou em cena a tecnologia 2G. Confira como foi a evolução das redes a partir daí e conheça as gerações.

Tecnologia 2G

O sistema 2G estreou a tecnologia chamada Global System for Mobile Communications (GMS), que permitiu algumas ações hoje já consideradas triviais, como enviar e receber SMS.

Foi a partir do 2G que os aparelhos começaram a ter seus tamanhos reduzidos. O consumo de bateria passou a durar mais e os preços dos dispositivos caíram. Surgiam, também, os serviços de conversação precursores das próximas gerações.

Tecnologia 3G

Implementada em meados de 2001, a rede 3G deu força à interatividade móvel, permitindo vários novos recursos: downloads de mídias, jogos, videoconferências, acesso a páginas da internet, e-mail e comércio eletrônico. A partir dela, foi possibilitado o acesso à internet em tempo real nos ambientes fechados, com velocidades mínimas de 200 kbps.

Atualmente, essa tecnologia é a mais utilizada no Brasil, pois é compatível com a maioria dos aparelhos e hardwares disponíveis no mercado.

Tecnologia 4G

A quarta geração da internet móvel apresentou uma nova tecnologia, chamada de Long Term Evolution (LTE), com a promessa de acelerar o tráfego de dados. Ela nada mais é do que uma evolução das redes 3G, apresentando os mesmos recursos – só que com velocidade superior de quatro a cem vezes se comparada à sua antecessora.

A tecnologia LTE permite que a velocidade de conexão seja semelhante à internet fixa, já que velocidades superiores a 200Mbit/s podem ser atingidas.

Você vai se interessar por:

Celular é no Vivo Compras

Antes de comprar o seu celular, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Já sabe o que é celular 2G, 3G ou 4G? Comente.

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple