Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cedente e sacado: entenda o papel de cada um no processo de cobrança

A- A+

Ao realizar o pagamento de um título, o consumidor precisa estar atento aos personagens envolvidos na cobrança. Além do banco, que é a instituição responsável, qualquer documento que representa um título de cobrança conta com dois campos:  cedente e sacado. Por vezes, o preenchimento dessas áreas gera alguma confusão, mas é importante ter conhecimento sobre essas informações para não errar.

Cedente e sacado: quem são eles

Para melhor entender o que representam cedente e sacado, vamos começar pelo primeiro. Ele é o responsável por emitir a cobrança e que receberá o valor. Em geral, é o titular da conta na qual o dinheiro será depositado após o pagamento e a transferência. No caso do aluguel, por exemplo, o cedente é representado pela imobiliária responsável pela cobrança ou pelo proprietário do imóvel.

Por sua vez, o sacado é o consumidor que está sendo cobrado e vai efetuar o pagamento do boleto bancário. Então, quando pagamos qualquer tipo de boleto, estamos assumindo o papel de sacado.

seudinheiro-Cedente-e-Sacado

Preenchimento dos campos cedente e sacado pode gerar dúvidas. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona o pagamento de um boleto

De forma simples, o boleto de cobrança é um documento utilizado como instrumento de pagamento de um produto ou serviço prestado. Através dele, seu emissor (cedente) pode receber do pagador (sacado) o valor referente àquele pagamento em sua conta.

O documento gerado pode ser pago por qualquer pessoa em agências bancárias de todo o país, além de outros pontos receptores, como casas lotéricas e supermercados.

Na prática, o pagamento de um título funciona da seguinte forma: o cedente emite o boleto e encaminha para o sacado que, durante o período de vencimento, efetuará o pagamento. Ao receber a importância paga pelo sacado, a instituição encaminha o valor para o banco emissor da cobrança, que deve creditar na conta do cedente no período de compensação acordado entre as partes.

Você vai se interessar por:

Entenda o que é o golpe do boleto e saiba como evitar

Entenda o que é cedente e sacado no boleto além dos demais campos

Composição do boleto

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban), um boleto de pagamento deve conter duas partes: Recibo do Sacado e Ficha de Compensação. O Recibo do Sacado fica em poder do consumidor para que ele possa, sempre que necessário, comprovar o pagamento do seu documento de cobrança.

O cedente poderá utilizar o layout que desejar no boleto, desde que mantenha os seguintes campos: Nome do Cedente; Agência/Código do Cedente; Valor do Título; Vencimento; Nosso Número; e Nome do Sacado.

Cuide das suas finanças pessoais

Seja você cedente ou sacado, sempre é importante cuidar da saúde do seu bolso. Com o Vivo Finanças Pessoais, você receberá mensagens e participará de quizes, elaborados com base em material fornecido pelo Itaú Unibanco, que te ajudarão a utilizar o seu dinheiro de uma maneira inteligente, controlar seus gastos e poupar. Ainda, de quebra, você concorrerá a sorteios diários. O serviço custa apenas R$ 4,90 mensais e os primeiros sete dias são gratuitos. Para assinar, basta enviar um SMS com a palavra VFP para o número 1515.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Gostou de conhecer mais sobre cedente e sacado? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label