Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Caução para aluguel de imóveis é recurso para quem não tem fiador

A- A+

Quem já precisou de fiador para assinar um contrato de locação de imóvel sabe como é difícil encontrar um. Nesse caso, a caução para aluguel torna-se uma excelente alternativa. Além de proporcionar uma segurança em relação ao pagamento, o dinheiro é devolvido ao final do contrato.

Como funciona? Na prática, a caução é um valor equivalente a três meses de aluguel que, pela lei, devem ser depositados em uma conta poupança. O procedimento mais correto é que o inquilino receba esse valor, com juros e correção monetária, ao final do contrato, desde que não haja nenhuma prestação em atraso.

Caução para aluguel é usado como garantia.

Caução para aluguel é uma das formas de garantia mais utilizadas no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Outro formato de devolução, que também é permitido perante a lei, é que os últimos três meses de aluguel sejam oferecidos em troca do dinheiro. Ou seja, o inquilino não recebe o valor da caução de volta, mas não paga por três meses.

E se o locador não devolver o dinheiro? Bom, isso pode ocorrer, assim como pode também devolver o valor sem a correção. Em qualquer um dos dois casos, o locatário tem o direito de solicitar os valores por via judicial. É possível, também, pedir indenização por danos morais.

Alternativas à caução para aluguel

Fiador

Esta é uma forma de poder morar no imóvel alugado sem precisar despender uma vez uma quantia significativa em dinheiro. Entretanto, é mais complicado achar alguém que aceite se comprometer com o contrato alheio.

Via de regra, o fiador precisa ter um imóvel quitado em seu nome – quando for casado, mesmo em regime de separação total de bens, é preciso autorização do cônjuge. Além disso, é necessário ter renda mínima de três vezes o valor do aluguel.

Seguro-fiança

Trata-se de um produto de uma seguradora, como qualquer outro tipo de seguro. Paga-se o valor correspondente a um aluguel, com a vantagem de que a proteção é maior. Em caso de atraso no pagamento, o seguro-fiança cobre todas as parcelas, e não somente três. Por outro lado, há muitas exigências para usar esse produto, além de raras opções de parcelamento.

Outras formas de garantia

Embora as modalidades mais conhecidas de garantia na locação de imóveis sejam o fiador e a caução, há também quem coloque automóveis, eletrodomésticos e até mesmo outro imóvel para afirmar a condição de pagamento.

Você vai se interessar por:

Fique atento

Independentemente do tipo de garantia que você irá escolher, é necessário tomar alguns cuidados na hora de assinar o contrato. Uma das principais medidas de segurança é a identificação do proprietário com nome e CPF. Caso uma administradora tenha a procuração, ela também deve ser identificada, assim como seu representante (geralmente o diretor). Esses dados são importantes para eventuais questionamentos futuros.

E aí, gostou das dicas sobre a caução para aluguel? Deixe um comentário!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria