Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vantagens e desvantagens das casas em condomínios

A- A+

Casas em condomínios horizontais são opção para quem deseja mais segurança e espaço. Mas, antes de fazer uma escolha importante como essa, é fundamental conhecer os prós e contras desse tipo de habitação.

Vantagens das casas em condomínios

Construções como essa aliam o conforto e espaço que as casas proporcionam à segurança de um ambiente fechado como o condomínio. Com porteiro 24 horas, cercas elétricas e aparelhos de monitoramento, é possível ficar mais tranquilo, com riscos menores de assaltos e roubos.
Para  Gilberto Ribeiro de Melo, administrador do Click Habitação, outro fator importante é a privacidade oferecida, motivo que leva muitas pessoas a escolher casas em condomínios. Para os casais mais jovens, essa também é uma opção que já permite pensar na disponibilidade de espaço para as crianças brincarem.
Afinal, os condomínios costumam disponibilizar amplo espaço de lazer, com quadra para a prática de esportes, piscina e playground. Ou seja, os momentos de recreação acontecem com segurança e espaço.
condominios

Os condomínios de casas aliam segurança e conforto em um só lugar. Foto: iStock, Getty Images

Desvantagens das casas em condomínios

Por outro lado, optar por uma casa localizada em um condomínio também implica em seguir padrões de construção já estabelecidos, que podem não se encaixar exatamente nos seus planos. Esses são detalhes que devem ser verificados logo nas primeiras conversas com os responsáveis pelo condomínio, pois podem fazer toda a diferença na hora de fechar o negócio.
Ribeiro destaca ainda a importância de conhecer os custos do condomínio e também de manutenção, que podem aumentar com o passar do tempo e tornar a compra desvantajosa.
Lembre-se de que a área comum é coletiva e que é preciso seguir as normas internas e convenções, o que pode ser um problema se você gosta de receber amigos em casa e realizar festas. O último fator a se considerar é a distância. Como ocupam áreas grandes, essas construções costumam estar localizadas não muito perto do centro da cidade, o que pode deixar você preso à necessidade de sair sempre de carro.

Segurança para sua família

Depois de comprar o seu imóvel, também é importante estar preparado para as eventualidades. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, proteção contra incêndio, raio e explosão. O seguro cobre ainda prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila

Você está pensando em comprar casa em condomínio? Comente!

investir em imóvel na planta vale a pena
como calcular a reforma de um apartamento
crédito para financiar casa própria
casa para família numerosa
casa dos sonhos
Aproveitando o desconto em imóveis