Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Casar ou comprar um apartamento: tire suas dúvidas sobre a decisão

A- A+

Está na dúvida entre casar ou comprar um apartamento? Você não está sozinho. Com a crescente movimentação em torno das festas de casamento, elas se tornaram o sonho de muitas pessoas. Mas dizem que “quem casa quer casa”, não é mesmo? Então, o que fazer frente a esse dilema?

casar ou comprar um apartamento

Festa de casamento é gasto grande, mas faz parte do imaginário do casal. Foto: iStock, Getty Images

Como decidir entre casar ou comprar um apartamento

Se houvesse uma resposta pronta, seria fácil. Mas a decisão vai depender muito do perfil e do planejamento financeiro de cada casal. E, claro, das prioridades.  Entender quais os prós e contras de cada situação vai ajudá-lo a optar.

Festa de casamento: vantagens e desvantagens

Não há dúvida de que a festa de casamento é um sonho de muitos. Mas esse sonho tem um preço alto e requer planejamento financeiro e um caixinha bem gordo. Em resumo, pode-se dizer que a grande vantagem é a felicidade dos noivos e também de suas respectivas famílias. Afinal, uma data importante merece mesmo uma cerimônia marcante.

Por outro lado, é preciso esclarecer que, por mais que uma empresa forneça um bom orçamento, esse valor sempre se multiplica no final das contas. É comum que o casal se empolgue nas escolhas, que resolva aumentar a listas de convidados e de itens do casório para fazer uma festa inesquecível. Também por isso é comum começar a vida a dois já com dívidas.

Caso opte por fazer uma festa de casamento, estude muito o seu orçamento e seja o mais racional possível nas escolhas.

Apartamento: vantagens e desvantagens

Certamente, comprar um apartamento é um investimento e tanto, que irá agregar muito na vida do casal – sobretudo do ponto de vista financeiro. Por outro lado, se você optar pela moradia, dificilmente irá conseguir fazer a festa de casamento tão cedo, a menos que tenha um bom incremento na renda. Por se tratar de uma prestação muito longa (e pesada) fica complicado conciliar com outros gastos pesados.

Olhando para os pontos positivos, trata-se de uma aquisição importante na vida de um casal, e que pode ser útil no futuro. Afinal, a tendência dos imóveis é de valorização, enquanto a o dinheiro da festa de casamento será gasto em apenas uma noite, sem retorno.

Pelo lado financeiro, é preciso pensar que comprar apartamento pode trazer uma certa economia. Afinal, os amigos e parentes sempre contribuem com alguns presentes para ajudar a mobiliar a casa – enquanto os presentes de casamento, via de regra, não suprem nem um décimo dos gastos com a festa.

Você vai se interessar por:

Seguro para os seus bens

Se você quer comprar um imóvel, uma boa dica é contratar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

Gostou das dicas para decidir entre casar ou comprar um apartamento? Deixe um comentário.

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
dividir aluguel com alguém
almofadas para sofá
cooperativa habitacional
por que a poupança rende tão pouco