Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Casados gastam menos em seguros de carros; entenda

A- A+

O cálculo do preço dos seguros de carros é muito complexo, pois envolve muitas variáveis. Entretanto, há muitos indícios de que os casados têm mais vantagens na hora de fazer a apólice. Se o seu estado civil não é esse, que tal aproveitar esse clima de romance pós Dia dos Namorados e tentar a sorte?

Seguros de carros: casados pagam até 8,9% menos

Uma pesquisa realizada recentemente pela Minuto Seguros aponta evidências na variação de preços dos seguros de carros entre casados e solteiros. O estudo considerou pessoas na faixa dos 35 anos, nas cidades de Porto Alegre, Recife, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Para homens, a maior variação foi no Fiat Strada, que chegou a uma diferença de 8,4% para os que usam aliança. Já no caso das mulheres, as que disseram “sim” pagaram até 8,9% menos no seguro de carros como  Chevrolet Onix e no Volkswagem Fox no mês de maio. Mas o motivo que leva os comprometidos a pagar menos vai bem além da assinatura no cartório.

seudinheiro-Seguros-de-carros

Quanto mais coberturas, maior o custo do seguro. Foto: iStock, by Getty Images

Há outras evidências de que eles correm menos risco no trânsito. Um estudo do Ibope aponta que 39% dos solteiros costumam sair para jantar, 45% deles se reúnem com os amigos e 22% costumam passear fora da cidade.

Entre os casados, os percentuais das mesmas atividades são um pouco menores, sendo respectivamente 37%, 38% e 22%. Dessa forma, representa menor risco de um sinistro com o veículo, podendo reduzir os valores de seguro de carros.

Entenda como é calculado o seguro de carros

O cálculo do seguros de carros leva em consideração o risco de sinistro para o tipo de veículo, a área onde ele está e o tipo de motorista. Para chegar ao valor, são realizados cálculos atuariais, com dados estatísticos, probabilidades e métodos matemáticos.

Entre as informações importantes para o cálculo, estão os dados do veículo. O valor de mercado, índice de roubo e até mesmo o estilo contam. No caso dos esportivos, por exemplo, como são carros de corrida, a probabilidade de um acidente é maior.

Você vai se interessar por:
Saiba o que considerar na hora de contratar o seguro do carro
Saiba em que situações vale a pena acionar a franquia do seguro
Seguro e franquia fazem parte dos custos de um carro

Os dados do motorista também são essenciais para calcular o valor da apólice. Além da idade (jovens têm mais risco de colisão) e de sexo (as mulheres se mostram mais cuidadosas), a taxa de acidentes do local onde o motorista vive e seu histórico pessoal, como tempo de habilitação e pontos na carteira contam muito.

Além desses fatores que não há como mudar, a cobertura escolhida também podem puxar o preço – seja para baixo ou para cima. Além do capital segurado, quando você contrata a cobertura essa pode ser a maior diferença no valor. Quanto mais coberturas, maior o custo do seguro.

 

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como escolher uma seguradora de veiculos
melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática
Verificando histórico de carros usados