Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Casa própria pode virar realidade com financiamento

A- A+

A conquista da casa própria costuma ser encarada como sinônimo de segurança e independência. Sem as despesas com aluguel, a renda disponível para administrar os outros gastos é maior, e a estabilidade financeira fica mais próxima.

Para muitas pessoas, esse ainda é um sonho distante. Afinal, adquirir uma casa exige o investimento de uma quantia grande de dinheiro. Mas e se o financiamento for uma opção? Antes de considerá-lo, é preciso conhecer suas especificidades e entender se essa é uma boa saída para o seu caso.

A sua casa mais próxima

Atualmente, estão disponíveis no mercado inúmeras linhas de financiamento habitacional para os mais diferentes gostos e bolsos. No Brasil, a criação do programa Minha Casa Minha Vida aqueceu o mercado imobiliário e garantiu o acesso de milhares de brasileiros à casa própria.

Mas, assim como qualquer investimento, adquirir um imóvel requer um bom planejamento e, acima de tudo, estar ciente de suas reais condições financeiras. Afinal, essa é uma dívida que consumirá parte de sua renda ao longo de anos.

Considerando que a compra da casa própria é um sonho para maioria das pessoas, o educador financeiro Ricardo Pereira avalia que a principal dificuldade é tornar essa decisão mais racional. É aí que entra a educação financeira, que ajuda a organizar a renda e atingir os objetivos pretendidos.

Dentro do seu planejamento, estime a sua renda e os gastos mensais. Feito isso, realize o corte de supérfluos e diminua as contas que não são essenciais. Em algum tempo, a possibilidade de que sobre dinheiro para guardar é maior. Abrir uma conta poupança pode ajudar a manter esse valor longe do consumo de novos produtos.

casa

Financiamento é uma alternativa para tirar sonho do papel. Foto: iStock, Getty Images

Poupar ajuda você a conquistar a casa própria

De acordo com Pereira, a opção pelo financiamento sempre fará mais sentido quando você tiver disponível um bom valor para a entrada. “Resumindo, o ideal é que exista um bom valor para entrada, de forma que as parcelas pagas mensalmente durante o financiamento não atrapalhem o orçamento da família. Lembrando que, nesse momento, além dos juros estarem altos, os bancos estão mais criteriosos no momento de liberar os financiamentos”, explica o educador financeiro.

Também não esqueça de ser realista na hora de escolher as características da sua casa. Ter mais quartos ou uma piscina são opções tentadoras, mas que nem sempre se encaixam no orçamento. Continuar a sua poupança durante o período de financiamento também é uma boa dica. Em casos de emergência, ela pode ser a sua salvação.

Preserve o seu patrimônio

Quer mais segurança para a sua casa? Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira
Você também está pensando em comprar sua casa? Deixe um comentário!
Empréstimo ou financiamento
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
não consigo pegar empréstimo
como lidar com a avareza
não consigo pagar financiamento veículo
cartão de loja pode cobrar anuidade?