Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Casa ou apartamento: descubra qual é a melhor opção

A- A+

Decidir entre se mudar para uma casa ou apartamento pode não ser tarefa das mais fáceis. Afinal, a escolha depende de variáveis como espaço, segurança, conforto e opções de lazer. Ou seja, é preciso avaliar as necessidades de uso de você e da sua família.

Casa ou apartamento: espaço

Quando o espaço é prioridade, a casa costuma ser a opção certa. Em geral, os cômodos são mais amplos, ideias para famílias com diversos filhos e que costumam receber visitas com frequência. Além disso, é possível criar jardins e até mesmo uma horte, de acordo com a disponibilidade do terreno. Confira outras vantagens que o administrador do Click Habitação, Gilberto Ribeiro de Melo, destaca:

Privacidade: como os vizinhos ficam mais distantes, é possível ter mais liberdade
Animais de estimação: muitos prédios não permitem que os moradores tenham animais. Mesmo quando essa é uma opção, fica difícil ter cachorros maiores, que exigem espaço
Custo do condomínio: você fica livre das taxas de condomínio, que podem ser altas
Normas: os horários para fazer festas ou mesmo reformas são mais flexíveis, pois não há as restrições que os prédios costumam definir internamente.
Por outro lado, de Melo lembra que optar por uma casa pode render custos mais altos com manutenção. Como os valores não são divididos com outras pessoas, o preço tende a ser maior e inclui telhados, calhas, limpeza e jardinagem.
Decidir entre casa ou apartamento depende de quais são as suas prioridades. Foto: iStock, Getty Images

Decidir entre casa ou apartamento depende de quais são as suas prioridades, como segurança e espaço. Foto: iStock, Getty Images

Casa ou apartamento: segurança

Se a casa garante espaço, o apartamento traz mais segurança aos moradores. Para famílias que têm crianças, os condomínios são uma oportunidade para os filhos fazerem amizades e brincar pelo local, sem a preocupação com as movimentações da rua, lembra de Melo.
Para quem viaja com frequência, é possível sair sem se preocupar em deixar alguém para cuidar do local. Afinal, tudo fica trancado e protegido. Outro ponto de destaque são os preços, que costumam ser mais acessíveis. A oferta também é maior e possibilita encontrar uma variedade de opções que se encaixem nas suas necessidades.
Mas é preciso também levar em conta os pontos que podem não ser tão positivos assim. Principalmente no inverno, a falta de espaço para estender as roupas pode ser uma dificuldade. Há ainda os barulhos vindos dos apartamentos vizinhos, que podem se tornar estressantes com o passar do tempo.

 

Assistência em emergências

Além de pensar com calma na decisão de escolher entre uma casa ou apartamento, é importante estar preparado para as emergências. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Você também está na dúvida entre casa ou apartamento? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
cooperativa habitacional
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa