Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Casa na praia: veja dicas para que o sonho vire realidade

A- A+

Ter casa na praia é o sonho de muita gente. E com determinação, economia, planejamento e muita procura, você pode realizá-lo. Veja dicas abaixo que vão colocar você na rota do litoral.

Investigue a região da casa na praia

Quando definir a praia em que deseja comprar sua casa, é hora de iniciar uma busca detalhada pelos imóveis disponíveis. A cada visita, verifique o terreno, a sedimentação, o bairro e a localização. Converse com os moradores da região, que serão seus futuros vizinhos.

Veja se a casa está próxima a supermercados, postos de saúde, hospitais, rodoviárias, restaurantes e outros serviços que você certamente precisará durante sua rotina. Antes de fechar o negócio, conhecer bem cada parte do espaço é fundamental. Como explica Ana Paula Pavanatti, educadora, terapeuta e assessora financeira da REORG Gestão Financeira, o ideal é que a aquisição só seja feita depois de muito planejamento financeiro, sem pressa. Também não deixe de observar a segurança do local, principalmente considerando que a casa vai ficar desocupada por longos períodos.

Ter uma casa na praia é possível, mas exige planejamento financeiro. Depois, é só aproveitar. Foto: iStock, Getty Images

Ter uma casa na praia é possível, mas exige planejamento financeiro. Depois, é só aproveitar. Foto: iStock, Getty Images

Como comprar a casa na praia

Já conheceu diversas casas e conhece os valores cobrados na região? Então é hora de fazer as contas e verificar quanto dinheiro você vai precisar poupar para adquirir o imóvel. Para Pavanatti, o melhor negócio é sempre comprar à vista. Mesmo que a opção seja pelo financiamento, ela sugere que se pague o máximo possível na entrada, para evitar parcelamentos a longo prazo, que podem comprometer o orçamento.

“Nada impede você de ter uma casa na praia, mas tudo terá que ser planejado. Verifique se sua renda será suficiente para mantê-lo. Além do mais, este imóvel poderá se tornar um investimento e, se você quiser, pode aproveitá-lo para ser uma fonte de renda extra, alugando-o na temporada”, adverte a assessora financeira.

Ao escolher o local, por mais que você esteja fazendo as negociações com o proprietário do imóvel, também é direito seu chamar alguém de fora das transações para verificar a casa na praia. Apenas profissionais qualificados podem inspecionar o local e montar um laudo completo sobre o estado de conservação dele. Consulte também um advogado para conferir a documentação legal e verificar se existe alguma pendência ou irregularidade.

Você também pretende comprar uma casa na praia? Comente!

cooperativa habitacional
como economizar na limpeza
lareira em apartamento
parcelar festa de casamento
parcelar viagens no cartão de crédito
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede