Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Casa ecológica e autosuficiente pode ser bom negócio

A- A+

Com o meio ambiente cada vez mais castigado pelo homem, é preciso tentar preservá-lo de todas as maneiras possíveis. Pensando assim, por que não aderir a medidas autossuficientes também na sua moradia? É possível construir uma casa ecológica sem gastar muito, ou ainda, fazer algumas modificações em sua estrutura que irão trazer o retorno financeiro investido a longo prazo.

Como adaptar minha residência para uma Ecocasa?

“Uma frase na Eco/92 – primeiro grande evento sobre meio ambiente realizado no mundo -, me marcou e dizia assim: ‘Temos de pensar global, e agir localmente’. Isso significa dizer que não adianta achar que o governo vai fazer tudo, cada um de nós tem de fazer a sua parte, e começar em nossas casas/apartamentos/escritórios, localmente”, afirma o engenheiro de Produção Roberval Brisolin.

seudinheiro-casa-ecologica

Investir em projeto ecológico ajuda nas despesas de casa. Foto: iStock, by Getty Images

Segundo ele, partindo desse propósito, certamente a longo prazo, além das melhorias ambientais, o recurso investido será recuperado. O sistema de captação de água de chuva, por exemplo, é prático e tem um baixo custo de investimento.

Você vai se interessar por:
Entenda o que é a bateria para casa e empresas
Conheça 3 modelos futuristas de esteira de corrida
Veja dicas para economizar no design e decoração da casa

“A maioria das residências possuem calhas, que com pequenas adaptações, podem ser direcionadas para um reservatório. Assim, já se tem um sistema de captação de águas pluvias. Para o seu reaproveitamento, pode ser usado uma cisterna para armazenar a água da máquina de levar roupa, que por sua vez, pode ser utilizada nas bacias sanitárias”, explica Brisolin.

Além disso, todo o resíduo pode ser reaproveitado. Os sólidos podem ser separado e entregues as usinas, já os orgânicos, aplicados a uma horta residencial. Outra dica do engenheiro é utilizar materiais de demolição de casas para construção. Estes entulhos, desde que moídos, podem ser reaproveitados na confecção de pisos e tijolos.

Roberval Brisolin forneceu também dicas para você construir a sua casa ecológica. Confira algumas delas:

10 dicas para uma construção sustentável

– Pensar em longo prazo o planejamento da obra

– Captação da água de chuva

– Reaproveitamento da água

– Permeabilidade do solo

– Eficiência energética

– Uso de técnicas passivas das condições e dos recursos naturais

– Integrar transporte de massa e/ou alternativos ao contexto do projeto.

– Utilização dos resíduos sólidos e orgânicos

– Sistema eólico residencial, ou por placas solares

– Construir com matérias de demolição

Modelo de casa ecológica na Eslováquia

Um grupo de arquitetos da Eslováquia, chamado Nice Architects,, desenvolveu um modelo de casa pré-fabricada que permite morar em qualquer lugar do mundo. No momento, a moradia só não conta com conexão com dispositivos móveis.

A casa ecológica possui oito metros quadrados e tem o formato de cápsula. De fácil transporte, a Ecocapsule, como foi batizada, dispõe de painéis solares e uma turbina eólica, além de sistema de captação de água de chuva e um sistema de filtros instalados sob o piso, que permite utilizar água de outros tipos de fontes.

De fácil transporte, a Ecocapsule, como foi batizada, dispõe de painéis solares e uma turbina eólica. Foto: Ecocapsule, Divulgação

De fácil transporte, a Ecocapsule, como foi batizada, dispõe de painéis solares e uma turbina eólica. Foto: Ecocapsule, Divulgação

Os modelos possuem capacidade para dois adultos e são equipados com um colchão, uma pequena mesa para refeições, uma mini-cozinha e um banheiro, com vaso sanitário e chuveiro.

A empresa irá começar a aceitar encomendas da nova casa a partir do segundo semestre, mas o preço ainda não foi divulgado. Além desse projeto, você pode encontrar outras casas inovadoras no site oficial.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

almofadas para sofá
como abrir uma empreiteira
trator cortador de grama
roteadores wifi potentes
por que o piso estoura
quanto custa colocar portão automático