Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Casa de estudante é alternativa para universitários

A- A+

A casa de estudante é um modelo de moradia vinculada às universidades que abriga alunos de baixa renda durante o período de sua graduação. Nas instituições públicas, não há o pagamento de taxas, mas a seleção costuma ser criteriosa.

Opções de casa do estudante

Em função dos altos custos de se manter em uma universidade, principalmente quando é preciso sair de um município para outro, a casa de estudante é uma opção que viabiliza o período de estudos com valores mais acessíveis. Normalmente, os quartos são de uso coletivo, embora seja possível encontrar opções com cômodos individuais.

Enquanto as universidades particulares cobram pela hospedagem, as públicas costumam oferecer a moradia sem custos. As exigências para conseguir uma vaga variam de uma instituição para outra, mas a principal delas é a comprovação de renda.

Casa do estudante é opção para alunos de baixa renda realizarem os estudos. Foto: iStock, Getty Images

Casa do estudante é opção para alunos de baixa renda realizarem os estudos. Foto: iStock, Getty Images

Confira quais são as especificações necessárias em três universidades federais do país:

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Na universidade mineira, o acesso à casa do estudante acontece através do Programa Permanente de Moradia Universitária. Podem concorrer às vagas os alunos de graduação e pós-graduação da UFMG que estiverem regularmente matriculados e não morarem em Belo Horizonte ou Montes Claros.

O primeiro passo é fazer a inscrição através do portal do órgão responsável. Também é preciso preencher um questionário socioeconômico. No total, são 710 vagas oferecidas entre os campi. Em alguns casos, pode ser necessário o pagamento de uma taxa condominal.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

O alojamento estudantil da UFRJ está localizado no campus da Ilha do Fundão e conta com 504 quartos para atender ao alunos. São dois blocos divididos entre instalações femininas e masculinas. O benefício de moradia é concedido a partir de análise das condições socioeconômicas, com base em documentos de comprovação de renda e despesas.

Também é considerada a distância do local de moradia do aluno e de sua família. Uma entrevista inicial ocorre ainda no momento da entrega da ficha de inscrição e há também a visita domiciliar de uma assistente social. A vaga tem validade durante doze meses, com possibilidade de renovação anual.  O estudante contemplado recebe ainda uma bolsa para manutenção no valor de no valor atual de R$400.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A UFRGS possui casas do estudante distribuídas em três campi diferentes. Cada uma delas conta com regimento interno próprio e processo seletivo independente, que ocorre semestralmente. De modo geral, são priorizados os alunos com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

Também são avaliadas a situação de moradia do estudante e da sua família, a escolaridade e as despesas. A etapa final do processo é a entrevista com assistente social. Caso não exista vaga disponível, é possível receber o auxílio moradia.

Gostou das dicas sobre casa do estudante? Compartilhe!

não consigo pagar o aluguel
como economizar na limpeza
casa dos sonhos
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Acerto para transferir financiamento imobiliário
Desemprego demanda iniciativa global