Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Casa com jardim não precisa pesar demais no bolso

A- A+

Se o seu sonho é ter uma casa com jardim – com direito a flores, chás, temperos e algumas plantas ornamentais – fique tranquilo. É possível arrumar o seu “lar doce lar” do jeito que você gosta e sem necessariamente pesar no bolso.

Casal tem casa com jardim

Há inúmeras espécies de plantas ornamentais de baixo custo e pouca manutenção. Fotos: iStock, Getty Images

Tenha uma casa com jardim

Quer ter uma casa com jardim com economia? Confira as três dicas a seguir e realize esse sonho:

Comece devagar

Você não precisa deixar seu jardim perfeito em um final de semana. Se tem pouco tempo, o ideal é começar plantando em alguns vasos, e distribuí-los de modo mais harmonioso. Enquanto realiza esta tarefa, exercite a sua imaginação e pense nas plantas que combinariam com o que está sendo feito.

Conheça o terreno

Mesmo que você passe o dia todo fora, é fundamental que você conheça o “comportamento” do seu jardim. Verifique se o sol incide com mais força pela manhã ou à tarde, e coloque plantas apropriadas. Algumas gostam de muito sol, enquanto outras se adaptam apenas à claridade.

Invista em ferramentas

Mesmo que você não seja um expert em jardinagem, há muitas plantas fáceis de cuidar. No entanto, você poderá precisar de alguns acessórios, como luvas, tesoura de poda, pás (uma grande e uma pequena), ancinho, escardilho, serrote e mangueira.

Plantas bonitas, baratas e fáceis de cuidar

Após colocar sua estratégia em prática, vem a etapa mais importante da economia em um jardim: a escolha das plantas. Para ajudar você nesse desafio, selecionamos oito espécies que se encaixam no conceito de “bonitas, baratas e fáceis de cuidar”. Confira:

Aspidistra elastior

Também conhecida como aspidistra, ela possui médio porte e forma belos canteiros quando plantada em mudas a curta distância. Requer poucos cuidados (deve ser regada e contar com um solo bem nutrido). Também fica bonita em vasos.

Planta para casa com jardim

Cortaderia selloana

Também conhecida como pluma ou capim-dos-pampas, ela pode chegar a 2,5 metros de altura. Facilmente adaptada ao sol forte, ela é ideal para espaços abertos e requer pouquíssimos cuidados.

Planta para casa com jardim

Hemerocallis fulva

Chamada comumente de hemerocalis ou sombra-de-cedro. Além de possuir uma flor de cor bastante viva, ela é de fácil cultivo. Suporta altas temperaturas e baixa umidade, e embeleza o jardim mesmo quando está sem flores.

Planta para casa com jardim

Pilea nummulariifolia

O famoso dinheiro-em-penca pode parecer um simples mato logo que é plantado. Mas em pouco tempo ele se espalha de forma rasteira e fecha todos os “buracos”. Fica ótimo como base para arbustos mais altos.

Planta para casa com jardim

Anthurium spp

O conhecido antúrio é uma flor bonita, bastante viçosa em jardins e, o melhor de tudo, é considerada uma flor rústica, de baixa manutenção. Entretanto, é mais adequada para jardins de meia sombra.

Planta para casa com jardim

Dietes bicolor

A moreia bicolor tem como principal atrativo o fato de dar flores praticamente o ano todo. É uma touceira baixa, rústica, e seu custo de plantio e manutenção é baixo. Além disso, tolera bem o frio.

Planta para casa com jardim

Iris sibirica

A iris forma touceiras volumosas com grandes flores azuis. Por ser extremamente bela, se encaixa em diversos estilos de jardins, e suporta facilmente o sol forte. Entretanto, exige cuidado em relação a animais e crianças, pois possui partes tóxicas.

Planta para casa com jardim

Hypoestes phyllostachya

Melhor chamar por seu apelido: confete. Essa planta apresenta tonalidades bem contrastantes em suas folhas, o que lhe confere um charme especial. Além de ficar bem em vasos, ela também é ótima como forração (para cobrir a parte de terra visível). Gosta de mais sombra, mas se desenvolve bem sob o sol pleno.

Planta para casa com jardim

 

Gostou das dicas para ter a sua casa com jardim? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
limite do cartão de crédito
exemplos de produtos supérfluos