Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como funcionam os cartões sem anuidade? Descubra

A- A+

Não pagar a anuidade do cartão de crédito parece muito vantajoso, já que você ficará livre de uma taxa a mais na sua fatura, mas pode ter algumas desvantagens. Isso porque o corte ou a redução de alguns benefícios são os artifícios usados pelas instituições financeiras para isentar a anuidade.

Sendo assim, muitos dos cartões sem anuidade não têm habilitação para uso internacional, por exemplo. O limite para saques em dinheiro também pode ser menor para quem opta por cartões sem anuidade.

cartoes-sem-anuidade

Muitos cartões sem anuidade não possuem habilitação internacional. Foto: iStock, by Getty Images

Se você não precisa de cobertura internacional, a opção por cartões sem anuidade tende a suprir suas necessidades, mas, se você pretende viajar para o exterior, deve prestar atenção nesse quesito, pois o limite para compras fora do país costuma ser um dos elementos que eleva a taxa de manutenção de um cartão.

Cartões sem anuidade não são livres de taxas

É importante destacar que o fato de o cartão não cobrar anuidade não significa que ele seja totalmente livre de taxas. Uma análise feita pela Proteste – Associação de Consumidores – sobre 13 lojas, postos de combustíveis e supermercados que oferecem cartões sem anuidade mostrou que os custos ao utilizar o cartão podem chegar perto de R$ 50, muito próximo do valor de uma anuidade, dependendo do tipo de cartão.

Esses valores referem-se a taxas de manutenção ou de emissão da fatura e são de baixo custo, em geral, menos de R$ 5. Porém, em um ano, o valor é significativo. A vantagem é que as taxas ficam diluídas nas faturas mensais e, assim, pesam menos no bolso.

Taxas são autorizadas pelo Banco Central

A cobrança dessas taxas é autorizada pelo Banco Central. As instituições financeiras podem cobrar dos clientes que usam cartões de crédito: anuidade do cartão, emissão de segunda via, uso no saque em espécie, uso para pagamento de contas (faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

Embora a cobrança da anuidade seja prevista pelo Banco Central, não há uma regulação específica sobre o valor mínimo ou máximo, nem ao percentual de reajuste da taxa. Assim, a anuidade do cartão é determinada pelas instituições financeiras, conforme seus critérios. Os reajustes também podem ser determinados pelas operadoras, mas, devem ser comunicados com antecedência ao consumidor, por meio de correspondência.

Segundo o Procon, um reajuste indevido ou que não tenha sido comunicado previamente serve como argumento para você pedir cartões sem anuidade. Outros elementos que podem sustentar a negociação são o seu histórico de uso do cartão e o tempo de relacionamento com a instituição financeira. Se você faz os pagamentos regularmente e não tem dívidas com o cartão, é mais fácil que a operadora facilite a isenção da anuidade para você, ou pelo menos um desconto na tarifa.

Tarifa bancária pode virar bônus

Se você é cliente Vivo e correntista do Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil ou Banrisul, pode transformar o valor pago mensalmente pelo pacote de tarifas em mais minutos para ligações no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle, além de outros benefícios. Para acionar o serviço, entre em contato com um dos canais de comunicação do seu banco e aproveite mais essa vantagem.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas de cartões sem anuidade? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Empréstimo ou financiamento
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
não consigo pegar empréstimo
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho