Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Carteira de habilitação roubada: saiba como tirar 2ª via

A- A+

Um quarto dos itens roubados no Brasil são bolsas, conforme aponta um estudo da Agência AutoInforme. A perda de documentos, como cheques, cartões e carteira de habilitação é o grande incômodo dessas situações. Tirar a segunda via dos documentos é algo que, além de ocupar tempo, ainda faz com que você tenha um gasto não previsto no orçamento.

A 2ª da via da carteira de habilitação

Ao contrário da carteira de identidade e do CPF, que podem ser substituídos por outros documentos, a carteira de habilitação é única: não há nenhum outro documento que lhe permita dirigir. Por isso, quando ela é rasurada, perdida ou furtada você precisa procurar imediatamente o Centro de Formação de Condutores (CFC) da sua cidade para solicitar uma nova via.

carteira-habilitacao

Procurar uma Delegacia de Polícia é o primeiro passo ao ter documento furtado. Foto: iStock, by Getty Images

O processo de solicitação e retirada da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) varia entre cada um dos Estados. Enquanto alguns deles possuem processos mais simples e rápidos para a retirada de uma nova via do documento, em outros é preciso passar um processo mais longo de cadastro, entrega de documentos, pagamentos de taxas e guias até a solicitação.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada Estado é que determina como será o processo de solicitação. Em estados como Alagoas, Acre, Distrito Federal e São Paulo, o procedimento é feito através da internet. Basta preencher um formulário disponível no site de cada Detran e pagar a guia gerada. A CNH é entregue no endereço de cadastro do condutor.

Em Estados como Bahia, Amapá, Espírito Santo e Rio Grande do Sul é preciso dirigir-se a um CFC para expedir nova via do documento. A documentação necessária é a mesma exigida para a solicitação da primeira carteira de habilitação: carteira de identidade e guia de pagamento com comprovante. Alguns exigem fotos 3×4 para a criação da nova carteira.

A única exigência comum a todos os Estados brasileiros para a solicitação de segunda via da carteira de habilitação é o boletim de ocorrência. Você deve procurar uma Delegacia de Polícia assim que tiver os seus documentos e pertences furtados. Em posse do registo, você pode solicitar a nova via da CNH e dirigir até que ela fique pronta.

Proteção urbana

Para quem vive em grandes cidades a Vivo conta com o seguro Proteção Urbana. Ele garante indenização em caso de roubo ou furto qualificado de sua bolsa ou pasta, estando coberto também os bens nela contidos. Além disso, cobre também o pagamento de indenização quando ocorrer a morte do segurado decorrente de crime.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como escolher uma seguradora de veiculos
Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial