Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cartão SIM inválido: veja como resolver o erro no celular

A- A+

A tecnologia na área de celulares pode ser cada vez mais avançada, mas nem por isso evita que, vez ou outra, problemas de configuração façam parte da rotina. O aviso de cartão SIM inválido, por exemplo, é uma mensagem relativamente comum e que já pode ter aparecido na tela do seu aparelho.

Mas você sabe o que fazer quando isso acontece? Por que será que o chip dá mensagem de “SIM inválido”? Não são poucas as causas que podem dar origem ao problema, então, vale ficar atento para resolver tudo de maneira simples, sem gastar dinheiro por isso.

O aviso de cartão SIM inválido é muito comum para donos de smartphones.

Em algumas situações, a simples remoção do cartão SIM pode solucionar o erro. Foto: iStock, Getty Images

Como corrigir o cartão SIM válido

Na maioria dos casos de “cartão SIM inválido”, o problema está relacionado à dificuldade de conexão com a operadora, seja por estar mal inserido ou porque houve uma falha técnica. Por isso, a primeira tentativa de consertar o problema é retirar o cartão.

Se nos celulares mais antigos ele costumava vir embaixo da bateria, na parte traseira do aparelho, hoje, a maioria dos modelos oferece um slot lateral, que pode ser acessado a partir de uma pequena fenda ou retirando a parte de trás da carcaça.

Depois de localizar o SIM, basta removê-lo, desligar o aparelho e esperar alguns momentos. Para ter certeza de que o erro não é causado por alguma sujeira acumulada, assopre o local em que o cartão estava inserido.

Feito isso, insira novamente o SIM e ligue o aparelho. Aguarde alguns momentos, até que todas as conexões sejam feitas. Se não funcionar, o problema pode exigir um pouco mais de trabalho.

Cartão SIM inválido e modo de segurança

Outra causa comum para o “cartão SIM inválido” é a presença de um aplicativo que não está funcionando de maneira correta. O resultado é o erro que dificulta fazer ligações e enviar mensagens.

Para corrigir esse problema, a melhor alternativa é recorrer ao modo de segurança. No caso de aparelhos que usam o Android como sistema operacional, apenas os processos e aplicativos padrão são carregados na memória RAM.

Assim, fica mais fácil ganhar em desempenho e desinstalar aplicativos que possam oferecer comportamento instável. Se o problema é recente, opte por eliminar os últimos que foram baixados.

Para colocar o smartphone no modo de segurança, basta apertar a tecla de desligar. Quando a opção aparecer na tela, pressione-a continuamente, até que uma nova mensagem surja. Depois, basta apertar o OK. Para sair do modo de segurança e voltar ao normal, reinicie o aparelho.

Passo a passo para resolver chip inválido

A seguir, mostramos como resolver a questão do cartão inválido ou bloqueio do chip por exigência de senha.

  1. Descubra a causa da mensagem “SIM inválido” que bloqueia algumas ou todas as funções do celular. Se o bloqueio tiver ocorrido por tentativas de desbloquear o SIM, por meio de uma senha (PIN), você talvez precise localizar o códigos como PIN e PUK. Você pode ter esquecido os números pedidos ou até mesmo nem saber da existência deles.
  2. É que você tenha armazenado corretamente o cartão no qual seu chip foi entregue pela operadora, porque ele inclui, além do cartão SIM, informações importantes. Um dos lados do cartão lhe dado, estarão os seguintes dados: SIM, PIN, PIN2, PUK e PUK2. Encontre o cartão em que o chip estava preso quando você recebeu o SIM da operadora e localize o código solicitado na tela.
  3. Caso não consiga recuperar o cartão, antes de tentar alguma combinação de números prováveis, como senhas usadas com frequência por você, vai um alerta. Os aparelhos possuem um número máximo de tentativas: caso você exceda o número máximo pode ficar com o dispositivo bloqueado. Quando o PUK está sendo pedido, por exemplo, um erro por bastar para um bloqueio definitivo.
  4. Se você não tiver um palpite ou preferir não arriscar, considere recorrer à operadora. No caso da Vivo, a central de atendimento é a *8486 para solicitar orientações para resolver o problema. Lojas Vivo também podem ser procuradas com essa finalidade. Antes de passar instruções, o atendente pedirá informações de confirmação para seguir com o procedimento para desbloquear seu chip.

Você vai se interessar por:

Proteção para o seu celular

Se o seu smartphone é indispensável para você, é bom pensar em soluções para ampliar sua segurança. Você sabia que pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu celular? O Vivo Proteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Proteção Celular: Conheça o seguro contra roubo e furto do aparelho

Você tem uma boa dica sobre o problema de cartão SIM inválido? Comente!

vale a pena comprar celular muito barato
vale a pena comprar celular top de linha
smartphone com maior tela
tablets ou smartphones
Modelo de celular simples e barato
LG G5 SE