Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja quando o cartão presente pode ser uma boa opção

A- A+

Uma das principais tradições do final de ano é presentear amigos, familiares e até os colegas de trabalho. Mas nem sempre é fácil acertar na escolha e ainda evitar gastar muito. Para resolver essa equação, um cartão presente pode ser ideal, especialmente se você não tem muita intimidade com a pessoa que será presenteada.

Mulher usa cartão presente

Com o cartão presente, fica reduzida a chance de erro e ainda é possível economizar. Foto: Shutterstock

Quando recorrer ao cartão presente

O cartão presente é uma espécie de modalidade pré-paga oferecida por lojas e administradoras financeiras.

Com ele, o cliente estipula um valor fixo para ser gasto e deposita em uma espécie de conta temporária. O presenteado tem a liberdade de comprar o que quiser dentro daquele valor e o cartão é descartado após o uso, o que encerra o vínculo com o estabelecimento.

Esse tipo de presente é uma opção para quem não sabe o que vai escolher ou não tem muita intimidade com a pessoa presenteada. Para a consultora de comportamento Renata Mello, o cartão é sempre uma boa escolha quando você não conhece direito a outra pessoa e não quer correr o risco de fazer uma compra que não agrade ou deixar o presentado sem jeito.  

Em ambientes de trabalho, afirma ela, o cartão presente é uma ótima opção. “Nem sempre temos a sorte em tirar alguém com quem temos intimidade”, diz. Nessas situações, a estipulação de preço também fica mais fácil, já que geralmente os organizadores da dinâmica costumam definir valores mínimos e máximos para as compras.

Mas é preciso ter um certo bom senso na hora de carregar o cartão com o crédito, aconselha Renata. Não vale escolher um valor muito baixo. Além de causar constrangimentos para quem compra e quem recebe, a consultora diz que o depósito de uma quantia baixa dá pouca margem para que a pessoa escolha algo razoável como presente.

Economia com o cartão presente

O conselho de Renata é que você estabeleça um valor médio para o cartão presente. Como presentear no Natal costuma ser uma troca, entregar valores muito altos pode acabar constrangendo a pessoa que lhe presentou e que pode não ter condições de gastar muito.

Além disso, gastar com lembranças para os outros também pode desequilibrar o seu orçamento.

Uma pesquisa da TNS Brasil mostra que os brasileiros preferem pagar à vista as suas compras de Natal. Entre os entrevistados, 64% disseram que usam o dinheiro e o cartão de débito para quitar essas despesas.

Escolher um cartão presente para brindar aos seus amigos é uma forma de pagar à vista nessa época. Como é um modelo pré-pago, você precisa desembolsar na hora em que fizer a compra do serviço.

Além disso, é também uma opção para não gastar mais do que pode. Por precisar tirar o valor imediatamente da sua conta, você não pode ultrapassar o limite de dinheiro que tem disponível no banco.

Você vai se interessar por:

Acerte no presente com o Vivo Compras

Quer um jeito fácil de encontrar aquilo que procura e ainda encontrar o melhor preço? O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Esse artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico