Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cartão pré-pago: saiba por que usar essa opção

A- A+

Se você está com problemas financeiros e não sabe o que fazer para controlar as finanças, optar por um cartão pré-pago pode ser um bom começo. Mas, afinal, o que é o cartão pré-pago?

O pré-pago é cartão recarregável, com o qual você pode fazer compras e movimentar dinheiro livremente. Você recarrega com a quantidade de dinheiro que desejar, e da maneira que lhe interessar. As vantagens do cartão pré-pago são muitas, especialmente para quem deseja controlar os gastos, mas às vezes acaba por fazer compras por impulso.

Como obter um cartão pré-pago?

De acordo com dados da Associação de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os cartões pré-pagos foram regulamentados pelo Banco Central em 2013, e desde então contam com cada vez mais adeptos. Para obter um cartão pré-pago é simples: o cliente pode simplesmente comprar o cartão e se cadastrar no site da empresa que oferece o serviço.

cartao-pre-pago-7

Cartão pré-pago facilita as compras do dia a dia. Foto: Shutterstock

Feito isso, o próximo passo é recarregar com a quantidade de dinheiro que quiser e utilizar o cartão nos estabelecimentos que aceitam esse modo de pagamento. De acordo com pesquisa divulgada pela Abecs, até 2017, a projeção é de que o segmento possa movimentar mais de R$ 65 bilhões.

O número, no entanto, ainda é baixo se comparado ao valor movimentado pelos cartões de débito e crédito – em 2014, o setor movimentou mais de R$ 1 trilhão -, mas é representativo para entender o crescimento dos cartões pré-pagos.

Além disso, possibilita que pessoas que não têm conta em banco movimentem dinheiro com mais facilidade. De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Data Popular, em 2013, 40% da população não possuía conta em banco, em função da dificuldade em comprovar renda.

As vantagens do cartão pré-pago

Em relação ao cartão de crédito, o cartão pré-pago possui algumas vantagens. O cartão pré-pago permite um maior controle financeiro sobre as finanças, já que você decide previamente o valor que será destinado ao cartão.

controle-financas

Controle financeiro e administração de finanças é mais fácil com cartão. Foto: iStock, by Getty Images

 

Além disso, diferente dos cartões de débito convencionais, você não precisa possuir conta em banco nem conta corrente ativa para mantê-lo. Quem está negativado também pode obter um cartão pré-pago, pois não é necessário comprovar renda nem obter aprovação de crédito. Existem cartões pré-pagos que permitem a compra pela internet, assim como cartões de crédito convencionais.

Você também se sentirá mais seguro com o cartão pré-pago, já que não há a necessidade de andar com quantidades maiores de dinheiro do que você precisa, pois muitos estabelecimentos já aceitam essa forma de pagamento. Ainda há a opção de gerenciar a mesada dos filhos com essa ferramenta, pois o controle é mais fácil, e permite que as crianças se acostumem desde cedo com a educação financeira e o gerenciamento de seus próprios gastos.

Conta pré-paga no celular

Se você gosta da ideia de ter um cartão pré-pago, conheça o Zuum Vivo MasterCard, um serviço que funciona como uma conta corrente pré-paga no celular. Com Zuum você pode transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Zuum, de qualquer lugar. Não precisa ter conta em banco e nem comprovar renda.

> Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria