Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cartão pré-pago é seguro? Tire suas dúvidas

A- A+

Com a ampliação constante dos serviços bancários ao consumidor, uma tendência que vem crescendo é o cartão pré-pago. Se você ainda não sabe como funciona e questiona se é seguro ou não, veja mais detalhes sobre esse produto.

Não é novidade que os cartões de crédito ganharam cada vez mais espaço. Conforme dados da Associação de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2014, de um total de 10,3 milhões de transações com cartões, 4,8 milhões foram a crédito.

seguro

Segurança é garantida em comparação ao tradicional. Foto: iStock, by Getty Images

Com funcionamento semelhante a um telefone pré-pago (onde se deposita um valor adiantado e se pode recarregar quando o valor acaba) os cartões pré-pagos vêm como uma opção para uso no dia a dia.

Desde 2013, o Banco Central (BC) regulamenta os cartões pré-pagos oferecidos por instituições financeiras e empresas não financeiras. O procedimento para obter um cartão pré-pago é simples. Primeiro você deve decidir que uso fará do cartão. Existem vários tipos e modalidades oferecidas, que se adequam a diferentes perfis de consumidor.

O pré-pago é mais seguro que o crédito?

Pela simplicidade e por trabalhar com valores limitados, é possível afirmar que o cartão pré-pago é, sim, mais seguro que o tradicional cartão de crédito. Optando pelo saldo controlado, o usuário pode recarregar apenas o valor que usará no dia e sair sem preocupação.

Além disso, praticamente todos os serviços de uma conta corrente podem ser realizados com ele, com exceção de empréstimos e investimentos. Compras, transferências e saques também podem ser realizados.

Entre as principais facilidades está a redução na burocracia. Como o objetivo não é a movimentação e nem a concessão de limites de crédito, com risco reduzido para as instituições bancárias, até mesmo pessoas com nome sujo podem trabalhar de modo seguro com um pré-pago.

Meio seguro para quem não tem conta em banco

Partindo deste ponto de vista, este meio seguro de pagamento tem chamado atenção de empresas, com a finalidade de pagar trabalhadores eventuais ou sem conta em banco. Ele também tem se mostrado um meio prático de pagamento de serviços domésticos.

Essa modalidade de cartão nasceu do cartão de crédito pré-pago internacional, largamente utilizada por turistas, em função da segurança. Por não precisar andar com dinheiro em espécie, o turista carrega o cartão na moeda que desejar e utiliza no país de destino, sem burocracia.

Porém, de olho em uma fatia da população que não usa cartão de crédito porque não quer, ou porque não pode, as instituições bancárias estão apostando nessa modalidade para diversos fins, inclusive para pagamento de mesada.

Conta pré-paga sem complicação

A Vivo lançou um serviço de pagamento que funciona via celular. O Vivo Zuum funciona como uma conta-corrente pré-paga no qual o usuário pode transferir e receber dinheiro, recarregar o celular e fazer compras. O serviço ainda permite que o cliente tenha um cartão para saque em caixas eletrônicos e é isento de anuidade.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre cartão pré-pago ser seguro? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria