Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cartão pré-pago é opção prática de pagamentos para negativado

A- A+

Se você possui restrições de crédito, sabe que fazer pagamentos e compras parceladas não é uma tarefa fácil. Por conta disso, muitas pessoas andam com dinheiro em espécie de um lado para o outro, o que pode ser perigoso. Mas você sabia que o cartão pré-pago é uma solução prática para quem está negativado? Esse tipo de cartão não exige consulta ao CPF, oferece facilidade de pagamentos de contas e boletos, transferência de valores e saques em caixas eletrônicos.

Cartão pré-pago para negativado

Existe uma série de restrições para quem está com o nome negativado, inclusive no que diz respeito ao cartão de crédito. Mas isso não se aplica ao cartão pré-pago ou a conta corrente pré-paga.

pre-pago-6

Cartão pré-pago ajuda em pagamentos do dia a dia. Foto: Shutterstock

 

Você sabe como obtê-lo? Diferentemente do cartão convencional, que envolve avaliação de crédito, o cartão pré-pago está disponível para qualquer um. Além de negativados, pessoas que não têm renda ou que não possuem conta em banco também podem solicitar o produto. Segundo uma pesquisa do instituto Data Popular, de 2013, cerca de 55 milhões de brasileiros não têm conta em banco.

Facilidades de pagamento e acesso

Você tem as seguintes vantagens ao adotar um cartão pré-pago ou conta corrente pré-paga:

  • Não precisa carregar tanto dinheiro em espécie.
  • Tem a praticidade de fazer compras com o cartão.
  • Conta com um registro de transações, o que facilita a organização financeira.
  • Pode sacar dinheiro em caixas eletrônicos.
  • Paga contas de gás, luz, água e boletos bancários.

Desde 2013, o Banco Central (BC) regulamenta os cartões pré-pagos oferecidos por instituições financeiras e empresas não financeiras. O procedimento para obter um cartão pré-pago é simples. Primeiro você deve decidir que uso fará do cartão. Existem vários tipos e modalidades oferecidas, que se adequam a diferentes perfis de consumidor. Para quem está negativado, por exemplo, é importante utilizar o cartão para conseguir controlar melhor sua organização financeira. Nesse caso, antes de definir um tipo de cartão você deve entender quais são as vantagens, as tarifas e as taxas cobradas.

Depois de encontrar a melhor opção para as suas necessidades, você pode carregá-lo com um valor inicial e começar a utilizá-lo. Para isso, a depender do cartão você vai precisar comparecer a uma agência bancária ou instituição financeira, ou a uma loja da empresa ou rede autorizada.

Analisar modalidades é essencial antes de contratar serviço. Foto: iStock, by Getty Images

Analisar modalidades é essencial antes de contratar serviço. Foto: iStock, by Getty Images

Ao começar a usar, lembre-se: o cartão pré-pago não é um cartão de crédito. Você só pode gastar o valor que já está depositado.

Conta corrente pré-paga

Um das opções de pagamento pré-pago disponíveis é a conta corrente pré-paga pelo celular da Vivo. Você já pensou em ter uma conta corrente no celular? Esse serviço pode facilitar os pagamentos, as compras e os saques. Tudo isso sem necessidade de comprovar renda. Com o Vivo Zuum no celular, você:

  • Transfere dinheiro para outra pessoa que também tem conta Vivo Zuum, de qualquer lugar.
  • Recarrega os créditos do seu celular Vivo, de um parente ou amigo.
  • Paga contas de água, luz, gás e boletos bancários.

E, solicitando o cartão de débito vinculado ao Vivo Zuum, você também pode:

  • Fazer compras em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados MasterCard.
  • Sacar dinheiro em caixas eletrônicos da Rede Cirrus.

Saiba mais:

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação
Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
como abrir uma academia de ginástica