Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conta corrente pré-paga é opção para mesada e educação financeira

A- A+

Você já ouviu falar em uma conta corrente pré-paga? Essa é uma opção interessante para quem busca investir na educação financeira dos filhos.

Com controle absoluto dos gastos, uma conta pré-paga oferece mais comodidade e segurança para a mesada. Em vez de lidar com dinheiro em espécie, seu filho entenderá como funciona um cartão, terá uma relação de compras organizada de maneira prática e poderá até transferir valores para outras contas quando necessário.

Nesse tipo de serviço, os pequenos têm um limite para gastar. Eles só podem usar o dinheiro que já está na conta, e não pegar empréstimos ou usar cheque especial. E esse tipo de restrição é importante para a segurança da família e para as noções de educação financeira do jovem.

cartão pré-pago

A tradicional mesada pode vir na forma de uma conta pré-paga com cartão. Foto: iStock, Getty Images

Conta pré-paga é recarregável

O cartão de uma conta pré-paga funciona de forma bem parecida com o telefone celular pré-pago. O consumidor pode fazer recargas a qualquer momento, e a partir daí terá créditos para compras.

Esse cartão da conta pré-paga pode ser utilizado em uma extensa rede de estabelecimentos, que inclui supermercados, grandes magazines, postos de gasolina, cinemas e restaurantes. Alguns cartões também oferecem a possibilidade de saque em caixas eletrônicos.

O acompanhamento da movimentação do cartão também é fácil, e pode ser feito online, no site da instituição que presta o serviço. Como a fatura de um cartão de crédito convencional, o consumidor confere a listagem de compras pela data da realização e pelo nome do estabelecimento.

Como as recargas são realizadas pelos pais ou responsáveis, o serviço ajuda a criança ou jovem a ter um maior planejamento em relação aos seus gastos – um primeiro passo em direção a uma educação financeira consciente. O cartão pré-pago é uma forma dos pais incentivarem a criança a tomar decisões quanto ao uso do dinheiro.

Custos

Cartões e contas pré-pagas também possuem tarifas que funcionam como uma espécie de anuidade. Antes de contratar o serviço, o consumidor precisa se informar sobre quais são essas taxas, que variam de acordo com a empresa.

Normalmente, transferências e saques são cobrados separadamente, por cada operação realizada. O controle dessas tarifas também pode ajudar no aprendizado financeiro de crianças e jovens.

Conta pré-paga no celular

Se você gosta da ideia de aproveitar a tecnologia para dar a mesada do seu filho, conheça o Zuum Vivo MasterCard, um serviço que funciona como uma conta-corrente pré-paga no celular.

Com Zuum você pode transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Zuum, de qualquer lugar. Não precisa ter conta em banco e nem comprovar renda.

> Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação
vale a pena economizar
como aprender com erros de finanças
inteligência financeira para vencer na vida
melhor forma de economizar
como lidar com a ganância
sair da crise