Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cartão em viagem? Meios pré-pagos são opções práticas

A- A+

Uma das primeiras e principais preocupações ao organizar uma viagem é a questão financeira. Se no início do planejamento o foco é o gasto com passagem e documentos, com a aproximação da data a atenção é voltada para o valor que será gasto durante o passeio.

Quanto dinheiro preciso? De que forma levar? É para facilitar a vida dos viajantes que existem meios de pagamento pré-pagos, como cartões e contas pré-pagas, que podem ser opções mais práticas e seguras.

Como usar meios de pagamento pré-pago em viagem

Contas ou cartões pré-pagos são meios de pagamento recarregável. Com eles, você deposita um determinado valor em uma conta específica. Ela é usada somente para os valores que serão utilizados, sem nenhum tipo de vínculo com conta corrente ou conta poupança de qualquer instituição financeira.

viagem

Funcionamento do cartão pré-pago é semelhante ao de débito. Foto: iStock, by Getty Images

Esse sistema é indicado para diversos usos em viagem. Embora mais comuns entre pessoas que fazem viagens ao exterior, a opção por meios de pagamento pré-pagos também pode ser útil dentro do Brasil. O serviço precisa ser contratado e liberado antes de você fazer a viagem, mas a recarga pode ser feita a qualquer hora e em qualquer lugar, pelo telefone ou pela internet.

No caso das contas pré-pagas sem banco, como o Vivo Zuum, por exemplo, você pode carregar com valores conforme precisar. A movimentação é feita pelo celular para pagar e fazer transferências ou por meio de um cartão de débito vinculado — opcional. Você pode utilizar o cartão na função de débito em todos os estabelecimentos que aceitem a bandeira.

Viagem tranquila com cartão pré-pago

Os meios de pagamento pré-pagos são adequados para viagens por oferecer alguns dos benefícios que os turistas mais precisam durante o passeio. A praticidade é uma das vantagens desse tipo de serviço. Você pode optar por carregar uma quantia bem menor de dinheiro e preferir fazer os pagamentos no cartão, por exemplo.

Nesse sentido, os cartões podem também aumentar a segurança. Carregar dinheiro em espécie é algo muito arriscado, principalmente quando não há locais onde se possa guardá-lo com segurança. A opção plástica diminui riscos de perder todo o dinheiro ou ter tanto prejuízo em caso de roubo. Isso porque, se você perder o cartão, pode bloqueá-lo junto à administradora.

O planejamento financeiro também fica mais equilibrado quando você utiliza o cartão pré-pago em uma viagem. Não há riscos de você gastar mais do que pode ou deve. Nessa modalidade, você gasta somente aquilo que já definiu anteriormente. Essa é uma característica importante para quem quer garantir o controle dos gastos ao viajar.

Conta pré-paga no Brasil

Se você ficou interessado no uso de meios de pagamento pré-pagos dentro do Brasil, precisa conhecer o Vivo Zuum. O serviço de conta pré-paga movimentada pelo celular permite a obtenção de um cartão de débito vinculado, sem mensalidade. Não é preciso ter conta em banco nem comprovar renda. Saiba mais:

> Vivo Zuum: Tenha conta sem banco, com cartão de débito vinculado e sem complicação

Gostou das dicas para uma viagem segura? Compartilhe com seus amigos!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria