Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cartão internacional é boa opção para viajantes

A- A+

O cartão internacional é uma opção prática para os pagamentos no exterior. Para quem costuma viajar para fora do país ou fazer compras em sites estrangeiros, a facilidade compensa a anuidade mais elevada.

São três as principais situações que diferenciam um cartão internacional de um aceito apenas em território nacional: pagamentos no exterior, saques no exterior (tarifados) e compras em sites internacionais.

Vantagens do cartão internacional

Com o cartão internacional, o cliente pode realizar saques em moeda local em terminais eletrônicos internacionais ou agências bancárias em outros países, sem complicação. Em uma situação de emergência, essa alternativa pode fazer a diferença.

Cartão internacional

Reserva do hotel pode ser feita com cartão internacional. Fotos: Shutterstock

Além disso, ele permite a realização de pagamentos fora do Brasil. As vantagens são:

– Você não se preocupa com a moeda, já que o cartão faz a conversão (dólar, euro, libra, etc) para o real automaticamente, na data de fechamento da fatura

– Você não tem a necessidade de transportar um grande volume de dinheiro em espécie, o que pode ser perigoso e pouco prático

– Você não precisa se preocupar em trocar dinheiro a todo momento e evita recorrer a estabelecimentos que cobram taxas altas no câmbio.

Cartão internacional

Usar cartão de crédito em viagens é mais prático do que carregar dinheiro.

O cartão internacional pode ser usado também para compras em sites internacionais. Ele é essencial para quem faz compras em lojas de aplicativos para smartphones ou compra produtos em sites estrangeiros.

Por isso, a decisão de ter um cartão internacional depende unicamente da frequência de viagens que o consumidor faz para o exterior e da quantidade de compras feitas em sites internacionais. Isso porque, geralmente, um cartão internacional possui taxas de manutenção maiores do que as de um cartão comum.

cartao-internacional-3

Compra de ingressos para atrações turísticas pode ser feita com o cartão.

“Geralmente, o cartão internacional tem um custo de anuidade maior do que um cartão para compras somente no Brasil. Às vezes, esse último não tem anuidade”, afirma Silvio Bianchi, educador financeiro da DSOP, uma organização dedicada a editar publicações e promover cursos voltados às finanças pessoais. Se o uso para compras internacionais não for frequente, o cliente pode optar por contratar um cartão pré-pago internacional apenas quando necessitar.

Custos adicionais do cartão internacional

Ao usar o cartão internacional para compras no exterior, o cliente ainda deve considerar dois custos adicionais. Um deles é o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pela utilização do cartão de crédito no exterior. A cada transação, o consumidor paga um imposto de 6,38% sobre o valor da compra. A tarifação ocorre também em compras online em sites internacionais.

“O consumidor também está sujeito à variação na cotação do dólar, pois a compra é convertida para a moeda e o cliente pagará o equivalente em reais segundo a cotação na data de vencimento da fatura”, afirma Bianchi. Ou seja, o valor do câmbio é levado em conta na hora do fechamento da fatura, e não da compra. “Esse valor ainda poderá sofrer ajustes em caso de existir alguma variação na cotação do dólar desde a data de fechamento da fatura até o dia do seu pagamento”, orienta.

Antes de viajar

O consumidor deve lembrar que, em muitos casos, é necessário registrar que você vai viajar antes de usar o cartão de crédito no exterior. Alguns bancos oferecem essa opção pela internet e pelo telefone. Você pode avisar, por exemplo, que passará uma temporada na Europa, de janeiro a junho, ou que fará uma viagem rápida pela América do Sul.

Se você não avisar de sua viagem com antecedência, corre o risco de ter o cartão bloqueado, já que o banco pode achar estranho que você esteja fazendo, de uma hora para a outra, uma compra do outro lado do mundo.

Cartões de crédito com benefícios

A Vivo oferece os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0 com diversas vantagens para os usuários, como bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre cartão de crédito internacional? Compartilhe!

Casal melhora as finanças pessoais
Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
queda do dólar
sonho de consumo