Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cartão de lojas: veja quando vale a pena contratar

A- A+

Ao entrar em uma loja de departamentos ou em uma grande rede de supermercados, você já deve ter ficado com uma dúvida: devo ou não fazer o cartão oferecido? A opção de cartão de lojas ganhou espaço na preferência da população nos últimos anos. Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) mostrou que entre 2000 e 2011 o número de cartões da modalidade passou de 42,18 milhões para 247,40 milhões no país.

Os inúmeros atendentes que abordam os consumidores logo na entrada dos estabelecimentos explicam em velocidade recorde as muitas vantagens da modalidade, mas será mesmo que vale a pena encher a carteira com mais um cartão?

cartão-de-lojas

Compras podem ser parceladas em um número maior de prestações. Foto: iStock, by Getty Images

Cartão de lojas: contratação depende do perfil

“Existe uma série de benefícios embutidos nos cartões marca própria, tanto para o consumidor como para o lojista. O portador passa a ter acesso a um instrumento de crédito ajustado ao seu perfil, sem burocracias ou constrangimentos, o que automaticamente o fideliza à loja. O aumento do poder de compra graças aos prazos maiores para pagamentos e a gratuidade do instrumento também contribuem para manter a assiduidade nas vendas, explica Marcelo Kekligian, do Serasa Experian.

Se você é um cliente assíduo, fazer o cartão da loja pode ser uma vantagem. Normalmente, as compras no estabelecimento podem ser parceladas em um número maior de prestações, com prazo maior para início do pagamento, isenção de anuidade, garantia do preço à vista para o parcelamento da compra e ainda a possibilidade de ganhar descontos é maior.

Cuidado no controle de gastos

A atenção no caso de adquirir o cartão de lojas deve ser focada no controle dos gastos. Ao centralizar os gastos em um cartão de crédito principal, o consumidor tem a possibilidade de visualizar melhor as despesas, por consequência, ter maior controle. O uso de vários cartões, com diferentes datas de pagamento, pode dar a falsa sensação de gastos totais menores e provocar uma surpresa desagradável no final do mês.

Com o uso de um cartão de loja, o cliente perde ainda alguns argumentos na hora de negociar uma redução de tarifas com a instituição bancária que opera o seu cartão de crédito tradicional, uma vez que os gastos podem ficar menores.

Vivo cartão

Em parceria com o Itaú e Santander, a Vivo também oferece a opção de cartões de crédito aos seus clientes, com uma série de vantagens. Os usuários dos Planos Vivo Pré ou Controle ganham bônus nas recargas, enquanto o cliente Vivo Pós acumula mais pontos no programa Vivo Valoriza para trocar por pacotes de serviços e falar mais em ligações para fixo, longa distância, SMS ou internet.

Além dessas vantagens, o usuário dos Cartões de Crédito Vivo contam com benefícios e bônus para o celular.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
juros cobrados no cartão de crédito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet