Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cartão de débito realiza pagamentos quando há saldo na conta bancária

A- A+

Conveniência e segurança na utilização, grande aceitação comercial e pagamento fácil e rápido. Essas são algumas vantagens do cartão de débito, um do meios de pagamento eletrônico mais utilizados pelos brasileiros.

Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), somente em 2014, os brasileiros gastaram mais de R$ 350 bilhões com cartões de débito. De acordo com o Banco Central, são mais de 100 milhões de unidades desse instrumento de pagamento circulando por todo o país.

A conveniência e a segurança do pagamento estão presentes no cartão de débito.

Cartão de débito possui grande aceitação comercial, inclusive superior aos cheques. Foto: iStock, Getty Images

Como o cartão de débito funciona

O cartão de débito está sempre vinculado a uma conta corrente. Isso acontece porque, para realizar compras ou saques, o consumidor precisa ter saldo no banco ou limite no cheque especial.

Como o valor de qualquer transação é debitado automaticamente na conta corrente, se você precisa fazer uma compra hoje, mas só terá saldo para pagamento futuro, o cartão de crédito é que deve ser o instrumento utilizado na operação.

Por outro lado, essa característica do débito ajuda se você precisa adquirir maior senso de responsabilidade em relação aos gastos. “O ato de comprar e pagar com o cartão de débito remete o consumidor a um importante fato financeiro”, acredita Conrado Navarro, educador financeiro e fundador do site Dinheirama.

Como o dinheiro da compra sai do saldo disponível no banco, avalia Navarro, o valor usado pelo consumidor tem que estar disponível e deve ser lançado no controle financeiro da família.

Além de todas as transações com o cartão de débito emitirem um comprovante, elas também aparecem no extrato da conta corrente do consumidor. “Nele, são informados o valor da compra, a empresa beneficiada e a data da transação, informações mais do que suficientes para que o consumidor alimente sua planilha de gastos”, destaca.

Você vai se interessar por:

Entenda a diferença entre suspender e cancelar débito automático

Entenda as alternativas de pagamento ao débito em conta

Débito ou crédito? Veja as vantagens de cada pagamento

Segurança do cartão de débito

A conveniência e a segurança do pagamento estão também presentes no cartão de débito. Assim como acontece com o cartão de crédito, seu portador não precisa carregar talão de cheque nem grandes quantias em dinheiro quando sair para fazer compras.

“É como andar com dinheiro na carteira, mas sem correr o risco de perdê-lo, gastá-lo desnecessariamente e/ou ser roubado. As transações feitas no débito são seguras porque só são validadas mediante a senha do cartão”, explica o educador financeiro.

Outra vantagem comum ao cartão de débito, assim como no crédito, é a maior facilidade para o próprio processo de pagamento, que se torna mais ágil. Basta digitar a senha na máquina e a transação está finalizada. Ele também possui grande aceitação comercial, sendo mais aceito do que os cheques, como regra geral.

O cartão de débito não possui anuidade e a primeira via faz parte do pacote de serviços oferecidos gratuitamente pelos bancos. O consumidor só paga por uma segunda via, caso o cartão seja roubado ou perdido.

 

Gostou das dicas de cartão de débito? Deixe seu comentário.

metas de curto médio e longo prazo
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
seudinheiro-Compras-de-supermercado
micro-ondas ou forno elétrico