Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cartão de crédito sem limite oferece vantagens e riscos. Conheça

A- A+

Já pensou em ter um cartão de crédito sem limite? Esse é um sonho de muita gente, mas realidade de poucos. Com um instrumento desses em mãos, o titular pode fazer compras infinitas em diversos estabelecimentos.

Sapatos, bolsas, roupas, eletrodomésticos e até produtos mais caros, como joias e carros, podem ser adquiridos sem que o dono do cartão se preocupe em atingir o valor máximo concedido pela instituição financeira.

Mas, como tudo na vida, o cartão de crédito sem limite tem suas vantagens e desvantagens. O consumidor pode ganhar nota 10 na avaliação do banco em relação ao seu perfil financeiro (renda, risco de se tornar inadimplente, capacidade de pagamento), mas é preciso cuidados para não perder o controle das finanças.

Apenas clientes de alta renda conseguem manter um cartão sem limite.

Gasto com itens supérfluos é um dos riscos de quem não possui limite no cartão. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens de um cartão de crédito sem limite

A principal vantagem de um cartão de crédito sem limite é óbvia. O consumidor pode comprar o que quiser sem se preocupar em estourar o limite do plástico.

Essa característica facilita o parcelamento para a compra de itens de luxo, por exemplo, sem que haja o travamento do limite do cartão para os meses seguintes ou bloqueio do mesmo até o vencimento da próxima fatura.

Além da conveniência de ter crédito infinito, o portador de um cartão de crédito sem limite recebe uma série de regalias das administradoras do plástico.

Os benefícios podem incluir entrada VIP em eventos, descontos em cinemas, teatros, shows, milhas que podem ser trocadas por diversos produtos ou por passagens aéreas, seguros viagem e reembolso de despesas médicas, entre outras vantagens.

Tudo isso tem um preço: a anuidade do cartão desse tipo costuma ser bem mais cara do que a convencional. Mas nada que vá afetar a vida financeira do titular de um cartão de crédito sem limite.

Apenas clientes de alta renda conseguem entrar no seleto grupo de donos de uma ferramenta como essa. Geralmente, os próprios bancos oferecem o benefício ao correntista depois de uma análise de seu perfil financeiro.

Cuidados com um cartão de crédito sem limite

Como nem tudo é perfeito, o cartão de crédito sem limite pode se tornar um problema financeiro se o titular não demonstrar controle dos gastos e consumir por impulso.

E isso acontece devido aos altos juros do crédito rotativo, cobrados quando a opção é pelo pagamento mínimo da fatura. “O uso descontrolado da ferramenta é uma das principais causas dos altos números de inadimplência da população brasileira”, lamenta o educador financeiro Reinaldo Domingos.

Segundo ele, ter o limite de cartão de crédito muito acima do padrão de vida e dos ganhos do titular do plástico é uma das principais causas da ansiedade de consumo, sensação que leva a compras e gastos supérfluos.

“O mais indicado é que o consumidor tenha um cartão de crédito com limite de até, no máximo, 50% do valor de seus rendimentos”, aconselha. “Por exemplo, se você ganha R$ 5 mil, o limite do plástico deve ser de R$ 2,5 mil”, completa.

Para Domingos, mesmo quem tem renda alta deve usar o cartão de crédito com cautela. “É importante que o consumidor mude seu comportamento em relação ao uso e à administração do dinheiro. A palavra-chave é ter educação financeira”, aconselha.

Você vai se interessar por:

Descubra como usar cartão de crédito de forma positiva

O que você precisa saber antes de pedir cartão de crédito

Use o cartão de crédito a seu favor no controle de contas

Cartões de crédito com benefícios

O cartão de crédito pode oferecer muitos benefícios para os usuários. Os Cartões de Crédito Vivo, em parceria com o Itaú e o Santander, dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou de conhecer o cartão de crédito sem limite? Deixe um comentário

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito