Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cartão de crédito: saiba por que existe o código de segurança

A- A+

Pense a seguinte situação: você está no meio de uma compra pela internet. Decidiu os produtos, e é chegada a hora de digitar os dados do cartão de crédito. Nome, sobrenome, número do cartão, validade. E aí chega o CVV, o tal código de segurança. Certamente, nesse último item você dá uma titubeada.

Do inglês Card Verification Value, o Código de Verificação do Cartão (CVV) é um código de segurança formado por três números e está presente, normalmente, na parte traseira do cartão de crédito. Definido no momento em que os dados são criptografados pelo banco, o código extra é uma ferramenta importante de segurança fornecida pela instituição financeira, especialmente contra fraudes em compras feitas pela web.

cartão de crédito

Cada bandeira tem uma nomenclatura diferente para o código. Foto: iStock, by Getty Images

 

Diferenças do código de segurança por bandeira

Dependendo da sua operadora de cartão de crédito, o código de segurança tem nomeações e características diferentes. Em bandeiras como Visa e Mastercard, o código conta com três números e está localizado no verso do cartão. Já na bandeira American Express, o código é formado por quatro algarismos e está na frente do documento.

De acordo com cada empresa, a denominação do código também tem variações. Para a Mastercard a sigla do código é CVC, ou Código de Validação do Cartão, enquanto para a American Express atende pela expressão CID, ou Identificação do Cartão.

Segurança nas compras

O código de segurança fornece uma segurança adicional, mas que não exime o usuário de tomar alguns cuidados na hora das compras online com o cartão de crédito. A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) dá algumas dicas básicas, como verificar se o portal que oferece o produto conta com um endereço físico e telefones para contato.

Além disso, é recomendável verificar se o site conta com um ambiente seguro para compras, o que pode ser verificado pela presença de um símbolo de um cadeado na tela do navegador, e não fazer compras em computadores de desconhecidos ou que tenham acesso público. O e-mail com a confirmação da compra e os dados do produto também deve ser conferido.

info cartão

Planejamento de despesa

A praticidade, segurança e a possibilidade de parcelamento e organização do orçamento mensal são destacadas pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) como as principais vantagens do seu uso. Porém a possibilidade de fazer compras facilmente, especialmente pela internet, deve vir acompanhada de um planejamento das despesas.

Entre as recomendações da Associação está a programação das compras – jamais usar o cartão como se fosse um segundo salário – o pagamento total da fatura do cartão no vencimento – pagamento mínimo só em caso de emergência – e a conferência mensal da fatura, para evitar cobranças indevidas.

Cartão de crédito com vantagens

Além de toda a segurança, a Vivo, em parceria com o Itaú e o Santander, oferece cartões de crédito com uma série de vantagens. Com eles, você pode ganhar mais minutos para falar, mais dados para o acesso à internet, descontos no cinema e muito mais.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre código de segurança? Deixe seu comentário!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica
vale a pena comprar celular muito barato
dicas para comprar uma boa esteira