Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cartão de crédito ou débito? Descubra qual escolher

A- A+

Crédito ou débito? Na hora de realizar uma compra no cartão, certamente você já se deparou com um vendedor que fizesse essa pergunta. A resposta vai depender das condições de pagamento oferecidas, do dinheiro disponível na sua conta e mesmo das parcelas que você já acumula para os próximos meses.

Ou pelos menos são esses os principais fatores que deveriam ser levados em conta na hora de escolher entre uma opção e outra. Na prática, muitos consumidores se deixam levar apenas pela possibilidade de adiar o pagamento do valor para o mês seguinte.

Crédito ou débito: prefira pagar à vista

Na maioria dos casos, os cartões de débito funcionam também para a modalidade de crédito, embora ambos também possam ser encontrados separadamente. Para o educador financeiro Antonio Nascimento, a primeira opção costuma ser a mais vantajosa, pois representa o valor que realmente pode ser gasto e acumula ainda vantagens em relação ao dinheiro vivo:

– Segurança: o cartão de débito só pode ser usado a partir do uso de senhas e não oferece os perigos de andar na rua com grandes quantias de dinheiro

– Senso de responsabilidade: ao comprar no cartão, você vê o dinheiro descontado diretamente do saldo da sua conta, o que facilita o controle das contas e não permite que os gastos do mês sejam maiores do que a sua renda permite

– Organização: a cada vez que você paga algo, recebe um comprovante com as informações da compra. Ao guardar cada um deles, ganha uma maneira rápida e prática de fazer o controle dos seus gastos.

O cartão de débito não permite que você gaste mais dinheiro do que aqueles disponível na sua conta. Foto: Shutterstock

O cartão de débito não permite que você gaste mais dinheiro do que aqueles disponível na sua conta. Foto: Shutterstock

Como escolher entre crédito ou débito

De acordo com Nascimento, o cartão de crédito é mais vantajoso nas situações em que o preço à vista e a prazo forem o mesmo. Ainda assim, é preciso ter cuidado para não acumular prestações mais elevadas do que o seu orçamento pode suportar. Afinal, o que ele oferece não é mais dinheiro na sua conta, e sim um crédito que, quando não quitado em dia, envolve o pagamento de juros.

Cartões com benefícios

A Vivo oferece os cartões de crédito Santander e Itaucard 2.0 com diversas vantagens para os usuários, como bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e facilidades nas Lojas Vivo.
> Cartões Vivo: Conheça as vantagens

E você, o que acha? Deixe seu comentário.

Empréstimo ou financiamento
quanto custa um seguro de vida
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
não consigo pegar empréstimo
como cancelar pedido feito no cartão de crédito