Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cartão de crédito internacional vale a pena?

A- A+

O cartão de crédito internacional vale a pena se você costuma viajar bastante e ou efetuar compras em sites internacionais. A facilidade que ele irá lhe oferecer compensa a anuidade mais elevada em comparação com os cartões de crédito exclusivos para território nacional.

Quando o cartão de crédito internacional vale a pena

Com o cartão internacional, você pode realizar saques em moeda local em terminais eletrônicos internacionais ou em agências bancárias em outros países. A operação é simples, sem complicação, mesmo sem você compreender a língua do país em que estiver.

Cartão de crédito internacional vale a pena porque você não se preocupa com a moeda, já que o cartão faz a conversão (dólar, euro, libra, etc) para o real automaticamente, na data de fechamento da fatura.

Como não há a necessidade de trocar dinheiro a todo momento, você evita recorrer a estabelecimentos que cobram taxas altas no câmbio. Esta alternativa colabora ainda com a sua segurança, pois com o cartão você não precisa mais viajar carregando um grande volume de dinheiro em espécie.

Em uma situação de emergência o cartão de crédito internacional vale a pena para qualquer pessoa. Coloque na sua balança financeira e na sua balança emocional se ter esta garantia justifica pagar pela anuidade.  Pesquise e compare. A sua tranquilidade em um passeio com certeza é muito valiosa.

cartão de crédito internacional vale a pena

Cartão internacional é útil para quem costuma viajar ou comprar em sites internacionais. Foto: iStock, Getty Images

Custos adicionais

Ao usar o cartão internacional para compras no exterior, você deve considerar dois custos adicionais. Um deles é o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pela utilização do cartão de crédito em área internacional. A cada transação, o consumidor paga um imposto de 6,38% sobre o valor da compra. A tarifa também é cobrada automaticamente em compras online em sites internacionais.

Outro fator que dá a ideia de que cartão internacional não vale a pena é o fato de o usuário ficar sujeito à variação na cotação do dólar. A compra é convertida para a moeda e o cliente pagará o equivalente em reais segundo a cotação na data de vencimento da fatura. Ou seja, o valor do câmbio é levado em conta na hora do fechamento da fatura, e não no ato da compra.

Apesar de os bancos serem orientados a usar o dólar comercial nessas cobranças, várias vezes as instituições financeiras utilizam o dólar turismo como referência – e ele é mais caro que o comercial. Esteja atento a isto e converse com seu gerente para saber qual a prática do seu banco.

Verifique antes de viajar

Entre em contato com o banco para liberar o cartão de crédito para uso internacional. Se você não informar sua viagem com antecedência, corre o risco de ter o cartão bloqueado, já que o banco pode achar estranho que você esteja fazendo, de uma hora para a outra, uma compra do outro lado do mundo.

Anote em mais de um lugar os telefones da Central de Atendimento do cartão no exterior. Se você tiver o cartão roubado ou furtado, comunique imediatamente a Central de Atendimento. E, por último, veja como obter milhagens com o cartão de crédito.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, decidiu se cartão de crédito internacional vale a pena? Comente!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito