Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cartão de crédito: aprenda a torná-lo um amigo do seu bolso

A- A+

O cartão de crédito pode ser uma ferramenta para organizar seus gastos e manter a saúde de sua vida financeira. As facilidades, que permitem concentrar em um só dia o pagamento das compras e obter um prazo de até 40 dias para pagar, são bastante úteis no controle do orçamento. Por isso, o uso consciente oferece diversas vantagens para o consumidor.

“Existe uma palavra, controle, que faz toda a diferença, e vai além de segurar o impulso por comprar, que é algo muito importante”, afirma Silvio Bianchi, educador financeiro da DSOP, uma organização dedicada a editar publicações e promover cursos voltados às finanças pessoais. Mas ele alerta: para ser esse grande aliado de suas finanças, o cartão de crédito precisa ser bem usado. Utilizado sem consciência nem controle, ele pode “romper a amizade” com seu bolso.

cartao-de-credito

Usado de forma consciente, o cartão de crédito pode ser aliado na organização financeira. Foto: iStock, Getty Images

Cartão de crédito: as principais vantagens

Até 40 dias para pagar

Uma das melhores formas de se obter vantagens com o cartão de crédito é ter em mente que sempre existe uma melhor data para utilizá-lo: o dia seguinte ao fechamento da sua fatura. Ao  efetuar a compra, a cobrança só será realizada na fatura seguinte, o que amplia o seu prazo de pagamento para até 40 dias. Contate a central de atendimento para descobrir em qual dia sua fatura é fechada.

Parcelamento sem juros

O cartão de crédito também é uma opção muito melhor e mais organizada para pagamentos parcelados sem juros. Com ele, em muitos estabelecimentos, você pode comprar em até 12 vezes sem juros. Algumas lojas oferecem ainda a chance de dar um prazo maior para o pagamento. No momento da compra, consulte a condição de parcelamento sem juros que é oferecida pelo lojista.

Segurança e facilidade

É perigoso e pouco prático carregar e manusear grandes volumes de dinheiro em espécie. Ao lidar com o cartão de crédito, você tem a opção de bloqueá-lo em caso de furto,  evitando o uso indevido.

Compras online

Muitas lojas aceitam apenas o cartão de crédito como pagamento de compras online. Para o uso seguro do comércio eletrônico, porém, você deve procurar lojas de confiança e realizar manutenções do antivírus em seu computador ou dispositivo móvel.

Organização financeira

Além disso, com todas as despesas reunidas em uma só fatura, fica mais fácil lançá-las em um controle mensal de gastos. Sabendo exatamente para onde está indo o seu dinheiro, você tem plena noção do quanto sobra para investir, poupar ou até mesmo realizar um sonho.

Benefícios e milhas

Programas de pontos, milhagens e descontos, parcelamento, segurança na compra e assistência para carro, casa e viagem. Muitas são as vantagens para a vida financeira do cliente. “Estando sob controle, o cartão é um bom amigo e tem seus benefícios”, explica o educador financeiro.

Bianchi destaca que a maioria dos bancos, que são os emissores dos cartões, oferece vantagens em troca da sua fidelidade e uso frequente. “Os prêmios mais comuns são pontos que você pode trocar por variados produtos ou até milhas nos programas de viagens”, completa.

Cartão de crédito

Planejamento

Quando realizar qualquer compra e usar o cartão de crédito como forma de pagamento, lembre-se de que ele é uma forma de crédito, e mais cedo ou mais tarde a fatura irá chegar. Tenha certeza de que, quando chegar a hora de pagar pelas compras, você vai ter o dinheiro necessário para isso.

O educador financeiro Silvio Bianchi orienta que os consumidores promovam uma “faxina financeira” para que eles saibam exatamente quanto podem reservar do orçamento para o cartão de crédito.

Para isso, ele orienta que o consumidor anote todos os seus gastos e os divida em categorias. Assim, vai ficar mais fácil saber quais dos gastos são necessários e quais poderiam ser evitados. “Crie categorias de despesas (alimentação, transporte, carro, aluguel, luz, água gás, supermercado, roupas, educação) e dentro de cada categoria lance o dia, o valor total da compra e forma de pagamento”, afirma. Conheça opções para controle de despesas diárias e mensais.

Ao atualizar a sua planilha, caderno ou aplicativo durante um mês, o consumidor consegue controlar o orçamento. “E se não for muito controlado na hora de comprar, o limite do cartão de crédito deve ser no máximo de 50% dos seus rendimentos líquidos”, orienta.

Além disso, ele ensina que o consumidor deve evitar efetuar apenas o pagamento mínimo da fatura. Além de acarretar o pagamento de juros, essa prática demonstra um problema de organização. “Se chegar a esta situação, você está gastando acima, ou muito acima, dos seus ganhos mensais”, diz ele.

Cartões de crédito com benefícios

A Vivo oferece os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0 com diversas vantagens para os usuários, como bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 vezes sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre cartão de crédito? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas