Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cartão de crédito adicional: avalie antes de solicitar o seu

A- A+

Com as facilidades oferecidas pela vida moderna – ou até mesmo por necessidade – muitas pessoas optam por fazer um cartão de crédito adicional. Assim, podem beneficiar um familiar ou uma pessoa muito próxima e também conferir maior grau de independência.

Entretanto, é preciso ter alguns cuidados. Afinal, o titular ficará sempre como responsável por qualquer problema relacionado ao segundo cartão. Por isso, antes de solicitar, é importante saber o que avaliar para tomar sua decisão.

Opções um cartão de crédito adicional

Ter mais de um cartão implica em maior responsabilidade sobre os pagamentos. Foto: iStock, Getty Images

Cartão de crédito adicional: o que avaliar

Conheça cinco pontos que não podem ficar de forma da sua avaliação antes de solicitar um cartão de crédito adicional:

1. Titularidade

Lembre-se que o titular é sempre o responsável. Assim, as faturas virão em seu nome, ainda que o cartão seja emitido em nome do dependente. Isso significa que, em caso de inadimplência, é você quem irá figurar nos cadastros de negativados.

2. Limite

Algumas administradoras de cartão de crédito permitem escolher um limite de compras para o dependente. Contudo, a maioria das instituições concede o mesmo limite do titular. Assim, quanto mais alto o seu crédito, maior o risco. Se optar por fazer o segundo cartão, preste atenção nesse item.

3. Custos embutidos

Quanto mais informações você tiver antes de solicitar uma nova ferramenta, melhor. É fundamental conhecer os custos embutidos como, por exemplo, as taxas de abertura de crédito e seguros. Afinal, é o titular que vai arcar com esses valores.

4. Encargos

Também é interessante conhecer a fatura, o Custo Efetivo Total (CET), a anuidade e todos os demais encargos que você terá com o cartão de crédito adicional.

5. Educação financeira

O usuário a quem você irá conceder o cartão tem educação financeira suficiente para usá-lo? Esse é um dos principais questionamentos a serem feitos antes de tomar a decisão. Afinal, essa é uma excelente ferramenta, mas que deve ser utilizada com consciência.

Se o beneficiado for seu filho ou parente próximo e nunca teve cartão, é interessante passar alguns conhecimentos previamente. Isso pode evitar problemas futuros, que são bastante comuns e ocorrem quase sempre por falta de conhecimento.

Alternativas para o cartão de crédito adicional

Além do cartão de crédito, para conceder a ferramenta a alguém, é possível modalidade pré-paga. Funciona como um plano de telefonia, ou seja, você deposita um valor determinado para o crédito, e esse fica sendo o limite o dependente.

Caso prefira ainda solicitar um cartão adicional, faça uma boa pesquisa nas instituições financeiras para verificar as melhores taxas. E lembre-se também que você pode escolher datas diferentes de vencimento (caso isso seja uma facilidade para você).

O sucesso do cartão por aqui

O brasileiro é um forte adepto dessa ferramenta. Conforme o SPC Brasil, são 52 milhões de usuários no Brasil. Desse total, 53% têm um cartão de crédito adicional.

E esse número pode crescer ainda mais. Conforme estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), até 2022, os cartões vinculados a lojas, conhecidos como private label, assim como os aqueles ligados às grandes bandeiras, devem atingir R$ 293 bilhões em negociações.

Você vai se interessar por:

Conheça os Cartões Vivo

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você também tem uma boa dica sobre o cartão de crédito adicional? Comente!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito